quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Suzano terá Shopping Popular para comércio ambulante


Suzano terá Shopping Popular para comércio ambulante

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Suzano, Rogério Simões, confirmou que em 90 dias o comércio ambulante da cidade terá um endereço: o Shopping Popular. O local abrigará os 156 ambulantes que fazem parte da Associação dos Ambulantes de Suzano e que hoje se encontram espalhados nas ruas, na passarela da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e no Bazar Popular. “É uma questão urgente para ser resolvida, já que a passarela será demolida em no máximo 60 dias. O prefeito Paulo Tokuzumi determinou empenho para solucionar esta demanda”.

Para solucionar essa situação, o secretário acrescentou que o prefeito Paulo Tokuzumi determinou a escolha de um bom local e que venha de encontro aos anseios dos ambulantes e da população. “Eles querem uma área que tenha grande movimentação e próxima da região que eles já atuavam. Estamos estudando vários locais e a escolha do espaço será feita nos próximos dias”, fala o secretário. O ambulante cadastrado também receberá uma ajuda de custo de meio salário mínimo durante dois anos. 

Outra novidade anunciada pelo secretário é o início de um estudo para a implantação de um calçadão entre as Praças dos Expedicionários e João Pessoa, na Rua General Francisco Glicério. “O prefeito tem o interesse de desenvolver um projeto que alavanque e descentralize o comércio de uma forma geral. Mas para isso vamos fazer diversos estudos, principalmente na malha viária e conversar com os principais envolvidos”, relata. Simões diz ainda que o objetivo é preparar a cidade para atrair mais empreendimentos e fazer com que consumidores de outros centros comerciais venham para Suzano.

Alavancar o turismo do município é outra meta de Simões, que começará os trabalhos unindo os artesãos da cidade em uma Associação e, assim, desenvolver projetos e ideias para que o turismo na cidade cresça. “Já nos reunimos com entidades e com o Conselho de Turismo. Vamos fazer um forte trabalho nos pontos turísticos da cidade”.

As parcerias com o governo do Estado não só continuarão como devem ser ampliadas. Hoje, a Secretaria conta com os serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), Banco do Povo, Time do Emprego, Micro Empreendedor Individual (MEI), Programa Jovem Cidadão e o posto do Sebrae. “Vamos melhorar os serviços que já existem e trazer novos, como o Centro de Cursos Profissionalizantes, que capacita o cidadão para o mercado de trabalho”.

Empresas
Facilitar a chegada de novas empresas também é um dos objetivos do prefeito Paulo Tokuzumi, que pretende dar total assistência para legalização de documentos e agilizar o processo de abertura de empresa. Na próxima semana, o secretário terá uma reunião com a Junta Comercial do Estado de São Paulo para apresentar um novo projeto de abertura de pequenas empresas com uma rapidez muito maior do que hoje. 

“Esse projeto já existe em outras cidades. Em no máximo quatro dias se abre uma pequena empresa. Uma outra determinação do prefeito é que voltemos a ter um posto da Receita Estadual, que facilitará a abertura de pequenas, médias e grandes empresas”, reforça o secretário.  

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário