quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cozinha Comunitária vai servir 250 refeições por dia em Suzano

Cozinha Comunitária vai servir 250 refeições por dia em Suzano


Oswaldo João de Souza Filho, secretário Municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, resume sua atuação nos primeiros dias no exercício do cargo com duas palavras: “Estado de avanço”. E explica: “Encontramos esse setor da Prefeitura em estado deplorável”, lamenta o secretário referindo-se ao Restaurante Popular: “Havia muito mato em volta do restaurante e ratos, e não tem depósito para lixo”. 


Outra situação lamentada por Oswaldo João diz respeito à parte de implementos e maquinário da Patrulha Agrícola. “Para se ter uma idéia do descaso da administração anterior, encontramos um trator quebrado. Detalhe: tinha uso de apenas 40 horas”.


Mas é preciso superar todas essas situações, conformá-se o secretário lembrando o que o prefeito Paulo Tokuzumi disse em seu discurso de posse: “Que já sabíamos da situação que iríamos encontrar na Prefeitura. E o que precisamos fazer é cumprir a missão que nos foi confiada por ele, de devolver a auto-estima à nossa população”. 


Seguindo esse princípio, quando indagado sobre a situação de sua secretaria, Oswaldo João, 55 anos de idade, formado em Gestão Pública e bacharel em Teologia, responde, com otimismo: “Estamos em estado de avanço”. E ele dá prova disso destacando que “estamos trabalhando no sentido de implantar a Cozinha Comunitária em Ipelândia, dentro do Programa Fome Zero, que vai servir 250 refeições dia para famílias em situação de baixa pobreza”. 


O secretário Oswaldo João adianta que já existe verba para a implantação da Cozinha Comunitária, no valor de R$ 450 mil, destinada pelo governo federal, e que só está faltando a publicação do edital e a definição da área. “Nosso objetivo é usar essa Cozinha de Ipelândia como modelo embrionário para implantação de mais unidades em outras regiões, como, por exemplo, o bairro de Miguel Badra Baixo”. 


Outros projetos que justificam o slogan de trabalho do secretário Oswaldo João: “O prefeito Paulo Tokuzumi me chamou e determinou a retomada do Patrulhamento Agrícola. Para isso, primeiro vamos ter de recuperar o trator que está quebrado, porque esse trato serve, não apenas ao prepara da terra para plantio, mas dos acessos aos locais de plantio”. 


Na mesa de trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura familiar e Segurança Alimentar tem um projeto que está em fase de estudos, sobre o qual o secretário fala. “Vamos implantar uma feira para venda dos produtos da Agricultura Familiar, e a idéia é implantar mais duas. No momento, estamos viabilizando áreas para isso”. 


Obras
Consta da reforma que será feita no Restaurante Popular: a pintura da fachada do prédio e a instalação de novos equipamentos, “e vamos mexer em toda a sua parte interna, mas vamos usar todo o espaço em volta para outras ações, como lojas para comercialização de produtos dos nossos agricultores, e um Banco de Alimentos com o objetivo de estocar produtos não perecíveis que serão distribuídos às famílias carentes em entidades assistências. E mais: vamos promover cursos de culinária com a orientação das nossas nutricionistas”. 


Por último, Oswaldo João acentuou que “o prefeito Paulo Tokuzumi tem colocado, sempre, que não basta ter ideias, mas que é preciso pensar em como conseguir recursos, que nós também temos de buscar isso junto às secretarias do governo estadual e de órgãos do governo federal. E é isso que estamos fazendo para que tenhamos um estado de avanço”, finalizou o secretário. 


Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário