sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Secretaria de Trânsito ouve transportadores escolares


Secretaria de Trânsito ouve transportadores escolares

A Prefeitura de Suzano reuniu hoje (25) os transportadores escolares particulares para discutir algumas solicitações da categoria, mais especificamente sobre as condições de trabalho no município. Durante o encontro, realizado no Teatro Doutor Armando de Ré, o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, José Ferreira dos Santos, garantiu que “as portas estarão abertas para todas as conversações”.

Na última semana, Ferreira recebeu o vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o Filho do Pedrinho do Mercado, que fez a vez de porta-voz dos transportadores. A questão mais urgente e polêmica apresentada por ele foi a da vistoria dos veículos. Segundo os transportadores, nas duas inspeções realizadas anualmente, é exigido o laudo fotográfico pelo Detran. Contudo, o documento é necessário somente nos casos de transferência de veículo.

Diante disso, o secretário ficou de conversar com o órgão para que tal exigência fosse abolida. “O laudo fotográfico aumenta os custos da vistoria. Agendamos uma conversa com o diretor do Detran para tentar resolver isso. Conseguimos, para este ano, que o laudo seja exigido apenas na primeira inspeção, que já foi feita pela maioria dos transportadores. Para 2014, a intenção é extinguir o laudo”, explicou.

Outra sugestão da categoria é que a vistoria fosse realizada apenas uma vez por ano. Entretanto, Ferreira esclareceu que a pasta está trabalhando conforme o decreto municipal 8080/11, que exige a inspeção dos carros semestralmente. Ele adiantou que será feito um estudo, em conjunto com o jurídico, no sentido de revogar o decreto. Com isso, os pedidos poderão ser analisados e incluídos na nova publicação. 

A liberação das películas de proteção solar (Insulfilm) e o uso de veículos modelo Kombi, proibidos pelo decreto, também serão propostas que serão estudadas. Além disso, a nova gestão pretende aumentar de 15 para 20 anos o prazo de autorização das vans e, no caso dos ônibus, de 20 para 25 anos.

Também foi apreciada pela administração a solicitação de isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS). Porém, segundo o chefe da pasta, essa questão terá de ser estudada futuramente, pois a situação financeira da cidade está “complicada”. 

“Esse é um momento delicado, estamos iniciando a gestão, mas o assunto não acaba aqui. Vamos voltar a conversar sobre isso mais para frente. Também é válido lembrar que a taxa cobrada em Suzano é consideravelmente baixa, apenas 2%”, contou Ferreira.

Segundo dados da Secretaria de Trânsito, hoje existem 143 cadastros de transportadores particulares (entre pessoas físicas e jurídicas) na cidade. Ao todo, são mais de 500 veículos que atendem as escolas municipais, estaduais e privadas.      

O vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maisena Dunga Vans, o diretor de Trânsito do município, Marcos Brayner, a coordenadora da Engenharia de Tráfego, Herly Dias, e o engenheiro Fábio Luiz, também acompanharam a reunião. 

Fiscalização
Durante a reunião, o titular da pasta informou que a fiscalização será intensificada de agora em diante. Segundo ele, todos serão tratados da mesma forma. “As exigências para os transportadores particulares e municipais serão as mesmas. A fiscalização estará atenta, vamos trabalhar bastante”, alertou Ferreira.

Por outro lado, Ferreira também garantiu que trabalhará em favor da categoria. Uma das primeiras ações será reforçar a sinalização horizontal nas escolas, pois as vagas em frente às unidades não estão bem demarcadas. “A pintura está desgastada ou totalmente apagada. Vamos providenciar essas melhorias com urgência”.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário