quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Suzano terá Centro de Convivência e Centro-Dia do Idoso


Suzano terá Centro de Convivência e Centro-Dia do Idoso 

Suzano terá um Centro de Convivência e Centro-Dia do Idoso. A instalação dos equipamentos foi autorizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social na manhã de hoje (30) durante audiência entre o chefe da pasta, Rodrigo Garcia, o prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Leonice Ramos Ferreira e o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira – que intermediou o contato entre o Estado e a administração municipal. 

Já durante a reunião, Tokuzumi e Leonice deliberaram e decidiram que o Distrito Boa Vista sediará o Centro-Dia do Idoso que terá capacidade para atender 40 idosos em uma construção de 400 metros quadrados. O Estado investirá aproximadamente R$ 500 mil para a obra. O município, como contrapartida, oferecerá o terreno de 1500 metros quadrados, sendo que 1100 metros quadrados é de área útil. O público alvo do serviço é idoso semi-dependente que apresenta limitações para o desenvolvimento das atividades da vida diária e que, devido às suas carências familiares e funcionais, não pode ser assistido durante o dia em seus próprios domicílios. O idoso passa o período diurno no equipamento e retornam para suas casas ao final do dia. 

O local de instalação do Centro de Convivência será estudado pela administração municipal. Para essa obra, o Estado investirá R$ 500 mil e ainda oferecerá o projeto executivo. Este equipamento é um espaço de interação do idoso com sua comunidade, assegurando um lugar de encontro para os idosos e também de convivência intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária. De acordo com Garcia, Suzano se tornará uma cidade “amiga do idoso”. “Com essa adesão, a cidade só tem a ganhar para as pessoas da terceira idade”, comentou.

Tokuzumi argumentou que são dois ganhos de extrema importância para a cidade. “Suzano realmente está precisando desses serviços. Temos que oferecer uma vida de qualidade para os nossos idosos. Essa parceria com o governo estadual será uma grande diferença na vida dessas pessoas e de seus familiares”. 

Estevam também considerou essas instalações como grande conquista para a cidade. "O Centro de Convivência do Idoso é um espaço voltado para a interação do idoso com a comunidade, através de ações voltadas para o esporte, cultura e lazer. Já o Centro Dia será extremamente importante para os idosos semi-dependentes, que não têm condições de serem assistidos durante o dia em suas próprias residências. Ele passa o dia no Centro, sob cuidados de profissionais e ao final do dia retorna para sua casa. São ações muito importantes para o cumprimento do Estatuto do Idoso e garantia de uma vida mais digna para a terceira idade de Suzano". 

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário