terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nova gestão faz primeira reunião com Conselho de Saúde


Nova gestão faz primeira reunião com Conselho de Saúde

A Prefeitura de Suzano reuniu na manhã desta terça-feira (29) diretores de departamentos da administração e representantes do Conselho Municipal de Saúde, entre eles, a presidente Janete Souza. A secretária de Saúde, Valéria Riccio Genovezzi Fernandes, também participou do evento.

O encontro serviu para uma apresentação da nova gestão. Na ocasião foi exibido um relatório completo de como está a situação nas unidades de saúde. Os funcionários da pasta também mencionaram a vontade de ver uma maior participação popular no conselho a partir da próxima eleição.

“O conselho é algo que já vem evoluindo há muitos anos e hoje não tem como se tratar saúde sem a participação popular. Temos que fortalecê-lo nesta nova etapa, com a integração da população, pois é a comunidade e as pessoas dos bairros que poderão dizer o que melhorou e onde é preciso ajustes”, declarou Valéria. Muito gás, garra e compromisso foram as palavras da secretária sobre a atuação da nova equipe para melhorar a situação da Saúde na cidade.

Ao mostrar o relatório com um raio-x das unidades, a secretária falou para os conselheiros que, além de todos os problemas que encontrou ao assumir, como falta de médicos, medicamentos vencidos  e a dívida da Santa Casa em mais de R$ 21 milhões, outra grande dificuldade foi a falta de transição. “Isso é obrigatório na área da Saúde, para evitar problemas, como os que nós estamos enfrentando hoje. Foi uma falta de compromisso para dar continuidade nos trabalhos e para nova gestão entender o que era bom ou não para poder melhorar”, explicou.    
   
Um importante depoimento foi o da ex-conselheira e coordenadora do Projeto Viva Vida, do Jardim São José, Maria de Fátima Reis, que fez questão de participar da reunião para falar que devido a falta de médicos, enfrentava um grande problema para agendar consultas para as 27 crianças que vivem no abrigo. “Na segunda semana de janeiro já consegui marcar consultas e o médico foi até o Viva Vida ver as crianças, atitude que nunca aconteceu”, lembrou a coordenadora.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário