quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Invasão ao aterro Pajoan


Invasão ao aterro Pajoan

O secretário de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba, Julio Gurgel, recebeu uma denúncia de que havia caminhões despejando lixo no aterro Pajoan, interditado pela justiça e pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) desde 2011. De acordo com o secretário, que se dirigiu para o local, havia cerca de 20 caminhões entrando por hora no local, que foi bloqueado pela fiscalização do município.
A prefeitura de Itaquaquecetuba encaminhou para o local os fiscais de posturas e a fiscalização tributária, ligados à Secretaria de Finanças, a secretaria de Meio Ambiente e policiais da Guarda Civil Municipal, que bloquearam a entrada dos caminhões de dejetos. 
A Cetesb interditou o aterro após o descumprimento de todos os autos de infração cometidos pela empresa responsável pelo aterro, entre eles: lançamento de chorume, não execução da recuperação de área deslizada em 25 de abril de 2011, conforme projeto aprovado pela agência ambiental; não ter construído trincheiras de drenagem do chorume; emitir odores na atmosfera; não ter implantado sistema de drenagem de águas superficiais do aterro; e estar armazenando ou dispondo na área do aterro resíduos sólidos diversos, como madeira, concreto e podas de árvores, sem as devidas licenças ambientais.
Moradores dos bairros próximos, como o Louzada, reclamaram ainda que os caminhões com detritos espalharam lama e lixo pelas ruas. Os caminhões apreendidos e os responsáveis pelo aterro serão autuados e deverão proceder à limpeza do local e das ruas adjacentes.

Fonte: Departamento Imprensa Itaquá

Nenhum comentário:

Postar um comentário