terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Exposição “Um Novo Olhar” fica aberta à visitação pública até o carnaval


Exposição “Um Novo Olhar” fica aberta à visitação pública até o carnaval

O prefeito Paulo Tokuzumi, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Nilce Tokuzumi, participou na noite de ontem (21) das solenidades de abertura do primeiro evento cultural de sua administração: a Exposição “Um Novo Olhar”. O evento é organizado pelo secretário da Cultura, professor Suami de Paula Azevedo.

Assim que chegou, o prefeito foi conferir as obras expostas, e ficou surpreso com a afirmação do secretário Suami, de que tudo faz parte do acervo da própria Secretaria. “Muito bom saber disso”, disse ele ao professor Suami, propondo, em seguida, que “exposições como essa sejam levadas para a periferia, para que a população, de uma forma geral, tenha acesso a todas as manifestações culturais”. 

Mas, em seu curto discurso, Paulo Tokuzumi se mostrou indignado com a informação do seu secretário de Cultura, de que nos últimos oito anos, no mandato do prefeito anterior, foram adquiridos apenas quatro livros para o acervo da Biblioteca Municipal, e ele lembrou sobre a Feira do Livro realizada na cidade, no ano passado, e na qual foram gastos R$ 6 milhões. “É um valor que poderia ser utilizado na abertura de mais bibliotecas e na aquisição de livros, para que o conhecimento seja levado a todas as nossas crianças e jovens”.

O prefeito agradeceu pela presença de todos e parabenizou o secretário Suami e os funcionários e os artistas da cidade que colaboraram para a realização do evento, e concluiu seu discurso destacando que “estamos com uma nova visão: levar a cultura para a periferia, porque esse direito não é apenas para um grupo seleto de pessoas”. 

Ressaltando que entende como “Um Novo Olhar” a valorização da arte e dos artistas da cidade, o prefeito Paulo Tokuzumi prometeu: “Vamos criar espaços e oportunidades para que isso seja possível a todos. Nosso povo é uma mistura do que trouxeram para cá os nordestinos, os mineiros, os japoneses, italianos, portugueses, libaneses e tanta gente de muitos lugares cuja cultura precisa ser difundida, e vamos valorizar a todas essas manifestações”.

Cultura permanente
Por sua vez, depois de dizer que “essa exposição já estava projetada há anos”, por ele e dois artistas importantes da cidade, Policarpo Ribeiro, o Poli, e Pedro Neves, o secretário Suami, referindo-se ao título da exposição, “Um Novo Olhar”, disse que seu objetivo, atendendo ao projeto político da nova administração, é o de priorizar a arte local, em todas as suas expressões, programar uma ação cultural permanente, e que a preocupação do prefeito Paulo Tokuzumi é exatamente essa: “estabelecer um sistema de cultura que seja conseqüente e diversificada, e para toda a população; não para um público específico”.

O secretário fez críticas veladas ao seu antecessor no cargo, destacando que encontrou os espaços culturais da cidade desqualificados e os quadros do acervo municipal espalhados por vários setores da administração. “Estamos verificando todos os espaços destinados à cultura em nossa cidade para aproveitá-los melhor, e com artistas de nossa cidade”. Ele encerrou seu discurso agradecendo pela presença do prefeito, vereadores, secretários municipais, artistas e funcionários da Secretaria.

Acervo
Entre os quadros em exposição consta um de 1975, o mais antigo de todos, “Apocalipse”, de Waldmomiro de Deus, feito em acrílico sobre tela. Outra obra importante é a escultura em cerâmica “Torre”, do escultor mogiano Maurício Chaer. E, evidentemente, não poderia faltar a obra de um dos organizadores do evento, Pedro Neves, que expõe “Angústia”, feita em pedra sabão.

O acervo, que conta ainda com xilogravura, foto, nanquim, retrato e outras obras, pode ser visto até o carnaval, no Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682), e qualquer informação pode ser obtida pelo telefone (011) 4745-2083. 

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário