quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Número de atendimentos do NAP cresce 422% em 7 anos



Número de atendimentos do NAP cresce 422% 
em 7 anos
Foto: Julien Pereira

O Núcleo de Atendimento à População (NAP) do município de Poá completa no próximo dia 26 de março, sete anos de funcionamento e, neste período, apresentou um aumento de 422,67% no número de atendimentos. No primeiro ano de funcionamento foram 26.159 e, ano a ano, esses atendimentos foram crescendo até chegar a 110.568 em 2011, já em 2012 o número caiu para 105.165, mas essa redução foi causada pelo período de mudança de endereço que acabou causando a interrupção momentânea de alguns serviços.

Segundo a coordenadora do NAP, Tânia Cristina, os investimentos e a atenção que a Administração Municipal tem direcionado ao órgão, são os principais motivos deste crescimento. “Os números só comprovam que o NAP está, cada vez mais, se tornando uma ferramenta muito importante para o cidadão e, agora, com essa nova estrutura, tenho certeza de que esses dados crescerão ainda mais”, afirmou.

Ela aproveitou para enfatizar que 2012 foi o primeiro ano que não apresentou crescimento em relação ao ano anterior, mas isso se deve a mudança de endereço. “Até meados do ano passado, atendíamos no antigo prédio, situado na Praça dos Expedicionários, mas com a mudança feita para a Rua Vinte e Seis de Março, também na área central, alguns serviços foram paralisados, o que causou essa queda”, salientou.

O novo prédio conta com os mesmos serviços do antigo, porém, com mais estrutura para atender os munícipes com mais qualidade e rapidez. “A mudança foi ótima e também muito bem aceita pelos usuários que elogiaram bastante”, destacou Tânia, completando que os serviços de Preenchimento (certidões, RG, 2ª via de CPF, currículos, entre outros) e o Bolsa Família são os mais procurados pela população. O NAP que está localizado na Rua Vinte e Seis de Março, nº 72, atende das 08h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

SERVIÇOS 

- Ação Jovem: programa estadual para jovens de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social

- Acessa Poá: acesso gratuito à internet para inclusão digital

- Achados e Perdidos: arquivamento de documentos perdidos

- Banco do Povo: serviço estadual em junção com o município que possibilita créditos com juros de 0,7% ao mês para empreendedores e comerciantes da cidade

- Bolsa-Família: serviço federal de inclusão de famílias de baixa renda em benefícios de renda direta

- CTPS: emite a 1ª e a 2ª via da carteira profissional

- Centra de Cursos: oferece cursos gratuitos como Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Técnicas Administrativas, entre outros

- IIRGD: emite a 1ª e a 2ª via do RG

- JEC: recebe e encaminha reclamações que não ultrapassem 20 salários mínimos para o Fórum, onde serão julgados com rapidez

- Junta Militar: alistamento para as Forças Armadas

- Orientação Jurídica: efetuado por advogados que auxiliam com explicações sobre assuntos relacionados ao direito civil, penal, previdenciário e processos

- PAT: programa estadual que realiza auxilia o cidadão no seu ingresso ou recolocação no mercado de trabalho por meio de captação de vagas junto às empresas e comércios e o direcionamento para as pessoas cadastradas

- Preenchimento de Documentos: preenchimento de formulários diversos como RG, Antecedentes criminais, solicitações de certidões de nascimento, entre outros

- Pró-Jovem e Adolescente: programa federal destinado a adolescentes de 15 a 17 anos, pertencentes à famílias beneficiarias do Bolsa Família

- Procon: visa defender os interesses do consumidor em toda relação de consumo em que este não obtiver êxito ou sinta-se lesado em seu direito

- Telecentro: programa federal de computadores conectados a internet, onde são ministrados cursos de informática básica e de navegação na internet para a população.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Poá

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