quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Prefeitura inicia processo de implantação do São Paulo Solidário


Prefeitura inicia processo de implantação do São Paulo Solidário

A Prefeitura de Suzano iniciou hoje (31) o processo de implantação do programa estadual São Paulo Solidário. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social firmou parceria com o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (SASPE) com a finalidade de oferecer cursos profissionalizantes à população. 

A chefe da pasta municipal, Leonice Ramos Ferreira, se reuniu na tarde de hoje com a vice-prefeita de Suzano, Viviane Galvão, que é a responsável pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais. As duas frentes se uniram para que as famílias que sejam cadastradas no programa estadual São Paulo Solidário possam receber cursos profissionalizantes. “O nosso objetivo principal é garantir a possibilidade de emancipação dessas famílias”, explicou Leonice. 

Viviane argumentou que o programa será o início de uma grande mudança nas vidas dessas pessoas. “Os cursos que iremos oferecer, na verdade, é a contrapartida social da prefeitura. O prefeito Paulo Tokuzumi faz questão de que os suzanenses que necessitem dessa atenção sejam contemplados com esse benefício”, explicou. 

Programa
O programa São Paulo Solidário é resultado da parceria firmada em 2011 pelo governador Geraldo Alckmin e pela presidente da República Dilma Rousseff, unindo os programas de transferência de renda "Renda Cidadã" e "Bolsa Família". A iniciativa garantirá o benefício individual mensal de até R$ 70 às famílias que não atingem este piso, tirando-as da linha da extrema pobreza até 2014 por meio de sua mobilidade social. 

O benefício será transferido por meio do cartão único, somando recursos dos programas Renda Cidadã (governo estadual) e Bolsa Família (governo federal). A primeira etapa do programa é a realização da "Busca Ativa", que localiza as famílias em situação de extrema pobreza e aplica questionário elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

Tendo como base os questionários preenchidos durante a "Busca Ativa", os dados serão compilados e tabelados, resultando assim no "Retrato Social", que servirá com um diagnóstico das condições de vida da população. Nele serão verificadas as privações da comunidade local em suas várias dimensões: saúde, educação e padrão de vida. Para receber o benefício, as famílias deverão assinar a "Agenda da Família Paulista", firmando compromisso juntamente com a prefeitura na busca de superar suas mais graves privações sociais.

Gabinete/Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário