terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Filló oficializa instalação do Corpo de Bombeiros em Ferraz



Filló oficializa instalação do Corpo de Bombeiros 
em Ferraz

Em encontro realizado com representantes da corporação na manhã de ontem (21 de janeiro), prefeito tucano assumiu o compromisso de iniciar as obras da sede da brigada de forma imediata e de criar o efetivo municipal dos bombeiros; inauguração deve acontecer ainda neste ano



Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (21 de janeiro), entre o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, e representantes do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros Metropolitano de São Paulo, foi oficializada a instalação da primeira unidade da corporação no município. A expectativa é que o posto seja construído em frente à Praça dos Trabalhadores, no centro da cidade, e comece a operar ainda este ano.

Durante o encontro de ontem, o chefe do Poder Executivo ferrazense e o comando do 17º Grupamento discutiram vários assuntos relacionados à implementação do serviço no município, entre eles a possível existência de um “fundo” criado pela administração anterior, para que recursos fossem depositados por empresários em prol da instalação do Corpo de Bombeiros da cidade. A corporação, no entanto, alega que nunca teve conhecimento quanto ao saldo:

“Jamais tivemos acesso aos extratos desse fundo. Apenas sabemos que ele existe”, afirmou o tenente Lucas Mieteli, comandante do Posto de Bombeiros de Suzano, responsável pelo atendimento das cidades vizinhas de Ferraz e Poá.

Outra questão debatida na reunião realizada no gabinete do tucano refere-se ao projeto de construção do prédio. Analisado pelo comando do Corpo de Bombeiros, o croqui foi considerado adequado, “dentro dos parâmetros exigidos pela corporação”, segundo informou Mieteli.

Por outro lado, o coronel Wagner Bertolini ressaltou que é necessário que a Prefeitura de Ferraz se responsabilize pelo efetivo da unidade, pois não há homens que possam ser deslocados para o futuro posto no município:

“Em todo o Estado de São Paulo, temos 9 mil homens. Infelizmente, não temos efetivo disponível para transferir para Ferraz. Por esse motivo é que contamos com bombeiros municipais em outras cidades, o que dá muito certo. O treinamento fica por nossa conta”, respalda o coronel.

Sensibilizado com a situação, Filló assumiu o compromisso com a corporação de iniciar as obras da sede da brigada imediatamente e de criar o efetivo municipal dos bombeiros, conforme providencial sugestão:

“A instalação do Corpo de Bombeiros em Ferraz estava parada por uma série de problemas. Destravamos mais essa questão. As obras terão início imediatamente, pois queremos inaugurar a nova unidade, no centro do município, ainda este ano. Sobre a infraestrutura operacional, vamos disponibilizar o efetivo, além de pessoal para a parte administrativa”, adiantou o tucano, que, no encontro, estava acompanhado de seu vice-prefeito e secretário de Habitação, José Izidro Neto (PSDB), e pelos secretários municipais Adair Loredo, de Governo, Franco Douglas Dias, de Serviços Urbanos, Élio Andrade, de Indústria e Comércio, e Carlos César Alves, de Segurança e Mobilidade Urbana.

Os integrantes do efetivo municipal serão selecionados pela Prefeitura de Ferraz e passarão por um curso na Escola de Formação dos Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A capacitação leva três meses. Após formados, os novos oficiais vão integrar o agrupamento permanente do Posto de Bombeiros de Ferraz.

Ficou acertado, ainda, ao final da reunião, que o posto ferrazense, que será subordinado ao Grupamento de Incêndio de Mogi das Cruzes, terá, inicialmente, três viaturas de atendimento - uma AB (Auto Bomba), uma UR (Unidade de Resgate) e um CM (Cavalo Mecânico), com capacidade de bombear 20 mil litros de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário