Filló oficializa instalação do Corpo de Bombeiros
em Ferraz
Em encontro realizado com representantes da corporação na manhã de ontem (21 de janeiro), prefeito tucano assumiu o compromisso de iniciar as obras da sede da brigada de forma imediata e de criar o efetivo municipal dos bombeiros; inauguração deve acontecer ainda neste ano
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (21 de janeiro), entre o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, e representantes do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros Metropolitano de São Paulo, foi oficializada a instalação da primeira unidade da corporação no município. A expectativa é que o posto seja construído em frente à Praça dos Trabalhadores, no centro da cidade, e comece a operar ainda este ano.
Durante o encontro de ontem, o chefe do Poder Executivo ferrazense e o comando do 17º Grupamento discutiram vários assuntos relacionados à implementação do serviço no município, entre eles a possível existência de um “fundo” criado pela administração anterior, para que recursos fossem depositados por empresários em prol da instalação do Corpo de Bombeiros da cidade. A corporação, no entanto, alega que nunca teve conhecimento quanto ao saldo:
“Jamais tivemos acesso aos extratos desse fundo. Apenas sabemos que ele existe”, afirmou o tenente Lucas Mieteli, comandante do Posto de Bombeiros de Suzano, responsável pelo atendimento das cidades vizinhas de Ferraz e Poá.
Outra questão debatida na reunião realizada no gabinete do tucano refere-se ao projeto de construção do prédio. Analisado pelo comando do Corpo de Bombeiros, o croqui foi considerado adequado, “dentro dos parâmetros exigidos pela corporação”, segundo informou Mieteli.
Por outro lado, o coronel Wagner Bertolini ressaltou que é necessário que a Prefeitura de Ferraz se responsabilize pelo efetivo da unidade, pois não há homens que possam ser deslocados para o futuro posto no município:
“Em todo o Estado de São Paulo, temos 9 mil homens. Infelizmente, não temos efetivo disponível para transferir para Ferraz. Por esse motivo é que contamos com bombeiros municipais em outras cidades, o que dá muito certo. O treinamento fica por nossa conta”, respalda o coronel.
Sensibilizado com a situação, Filló assumiu o compromisso com a corporação de iniciar as obras da sede da brigada imediatamente e de criar o efetivo municipal dos bombeiros, conforme providencial sugestão:
“A instalação do Corpo de Bombeiros em Ferraz estava parada por uma série de problemas. Destravamos mais essa questão. As obras terão início imediatamente, pois queremos inaugurar a nova unidade, no centro do município, ainda este ano. Sobre a infraestrutura operacional, vamos disponibilizar o efetivo, além de pessoal para a parte administrativa”, adiantou o tucano, que, no encontro, estava acompanhado de seu vice-prefeito e secretário de Habitação, José Izidro Neto (PSDB), e pelos secretários municipais Adair Loredo, de Governo, Franco Douglas Dias, de Serviços Urbanos, Élio Andrade, de Indústria e Comércio, e Carlos César Alves, de Segurança e Mobilidade Urbana.
Os integrantes do efetivo municipal serão selecionados pela Prefeitura de Ferraz e passarão por um curso na Escola de Formação dos Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A capacitação leva três meses. Após formados, os novos oficiais vão integrar o agrupamento permanente do Posto de Bombeiros de Ferraz.
Ficou acertado, ainda, ao final da reunião, que o posto ferrazense, que será subordinado ao Grupamento de Incêndio de Mogi das Cruzes, terá, inicialmente, três viaturas de atendimento - uma AB (Auto Bomba), uma UR (Unidade de Resgate) e um CM (Cavalo Mecânico), com capacidade de bombear 20 mil litros de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário