sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mutirão ajuda famílias do Monte Cristo


Mutirão ajuda famílias do Monte Cristo

A Prefeitura de Suzano, por meio das secretarias de Assuntos Urbanos e Assistência e Desenvolvimento Social, realizou hoje (24) um mutirão para cadastramento das famílias que vivem ou já foram retiradas da área por onde passará o Rodoanel no Jardim Monte Cristo. A intenção é auxiliar os munícipes no restante do processo de desapropriação.

Equipes, formadas por funcionários das duas pastas, começaram a atender a população por volta das 14 horas. A ação foi estendida até o início da noite, para que as pessoas que trabalham também pudessem ser cadastradas. 

Segundo a titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Leonice Ramos Ferreira, o mutirão tinha como objetivo colher dados para que seja feito um estudo social. Esse estudo leva em consideração, por exemplo, a questão da vulnerabilidade, renda e número de filhos. 

“Sabemos que tem muitas famílias com crianças pequenas, com deficiências, então, logicamente, vamos dar prioridade aos casos que estão no extremo da vulnerabilidade. Após análise de cadastro e triagem, essas informações serão encaminhadas à Secretaria de Assuntos Urbanos (chefiada por Carmen Lúcia Lorente, a Carminha) para que os técnicos realizem o diagnóstico aprofundado”, explicou.

De acordo com Carminha, é preciso ressaltar que a o cadastramento não garante que a família receberá o aluguel solidário. “Existem diversos critérios para inclusão das famílias no aluguel. Temos que trabalhar dentro da legislação. A questão da documentação é outro problema, pois muitas não têm toda a papelada exigida. Ou seja, cada caso terá de ser estudado individualmente”, afirmou.   

As secretárias disseram que amanhã (25), os técnicos realizarão o cruzamento de dados. Durante esse processo, as informações das famílias serão confrontadas com os dados do cadastro físico. Com isso, é possível confirmar a localização dos imóveis e lotes. 

“Estamos tentando contatar a empresa SPMar (concessionária responsável pelas obras do Rodoanel) para pegar dados oficiais. Não sabemos, por exemplo, se realmente são 111 famílias envolvidas. A ação que fizemos hoje, deveria ter sido realizada desde o início das obras na cidade. Ou seja, a gestão anterior deveria ter acompanhado e auxiliado as famílias”, criticou Carminha.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário