domingo, 20 de janeiro de 2013

Jardim Brasil de ‘cara’ nova na administração Paulo Tokuzumi


Jardim Brasil de ‘cara’ nova na administração Paulo Tokuzumi


“Viu, só. Quando se quer, faz! Basta boa vontade”. O dizer, exclamado, quase de espanto, de Wilson José Lucena, que mora na Rua 1, 104, Jardim Brasil, bairro que fica no Distrito de Palmeiras, é repetido por outros moradores, que nesta sexta-feira (17) saíram de casa para observar os funcionários e maquinário da Prefeitura de Suzano subindo e descendo morro.

Lucena fica olhando para a moto-niveladora que sobe e desce a Rua Aya Otaira Hirose e espalha pedra e pó de pedra. “Olha a diferença que fica na rua”, continua o morador comentando sobre a transformação pela qual passa a referida via de acesso. Adair Maria do Nascimento, moradora no bairro há 12 anos, disse que há muito tempo não vê trabalho algum da Prefeitura, e que seu carro, um Fiat Pálio, está com o assoalho todo amassado de tanto bater nos buracos das ruas, e que tem dificuldades para levar o filho, de sete anos, à escola.

O drama de Jair Maria Rodrigues, que mora no Jardim Brasil desde 1976, é pior: “Tenho um sobrinho especial, que levo ao médico e à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), no centro de Suzano, duas vezes por semana. Isso, quando não chove, porque, se chove, ninguém sai daqui. O carro afunda na lama”, lamenta ressaltando, tão surpreso quanto Lucena, sobre a presença do maquinário da Prefeitura no bairro: “Faz muito tempo que a Prefeitura não olha por nós”.

Jaciara Militão, 17 anos morando na Rua Antonio Inácio, que dá acesso ao Jardim Brasil, já foi presidente da Associação Amigos do Bairro e se alegra ao ver as máquinas nas ruas do bairro. Mas, pergunta: “Vai vir mais vezes? Porque a chuva leva todo esse trabalho ruas abaixo, e tudo vem parar aqui, e tudo volta a ficar como estava momentos antes dessas máquinas chegarem”, diz ela apontando o amontoado de terra à entrada de sua casa. “Pior: essa terra toda - e toda a água - entra em casa”.

Ela manda um recado aos funcionários da Secretaria de Serviços e Manutenção da Prefeitura: “Fico feliz pelo trabalho que estão fazendo aqui, porque o prefeito Paulo Tokuzumi é a nossa última esperança de melhoria em nosso bairro, mas é preciso abrir valas nos lados das ruas que desce, e também dos dois lados dessa rua, para que a água escoa para alguma vala e vá para um riacho, que passa na parte baixa daqui”.

Jaciara reclama do ex-prefeito, “que veio várias vezes aqui, prometeu fazer muita coisa e não fez nada, e espero que o prefeito Paulo Tokuzumi não faça o mesmo, porque, repito, ele é a nossa última esperança de ver nosso bairro melhorar”.

Descendo pela Rua 1, Joana Lima Carvalho, 12 anos residente na parte alta do Jardim Brasil, desvia de uma cratera. Ri para o repórter, antes de dizer que “isso aqui é terrível, meu filho”. Contrariando Jaciara, ela acrescenta: 

“Já até perdemos a esperança de um dia isso aqui mudar”. Mas não deve, aconselha Juarez Soares de Almeida, 25 anos morador do bairro. “Os problemas são sempre os mesmos, e vejo que esse prefeito, Paulo Tokuzumi, está com muita vontade de trabalhar”. Sobre o novo prefeito, no cargo há duas semanas, ele diz, entusiasmado: “O prefeito atende a gente até por telefone, me atendeu, no início dessa semana, ao contrário do ex-prefeito Marcelo, do PT, que nunca recebeu a gente em seu gente e nem deu respostas aos nossos telefonemas. Estamos esperançoso, sim”.

Uma coisa, no entanto, pode dificultar qualquer possibilidade do prefeito Paulo Tokuzumi fazer alguma coisa no bairro, alerta Juarez: “A falta de rede coletora de esgoto. Técnicos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já estiveram aqui, fazendo analise do solo, e disseram que era para trazer água tratada para nós, e para implantar rede coletora de esgoto, e enquanto isso não for feito a Prefeitura não poderá pavimentar nossas ruas. Mas vamos pressionar a Sabesp, para ajudar o prefeito a fazer obras aqui”, prometeu Juarez certo que todas as ruas do bairro vão receber melhorias no governo de Paulo Tokuzumi.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário