segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Filló busca área para que Etec seja ampliada



Filló busca área para que Etec seja ampliada


Durante reunião que teve na manhã desta sexta-feira (18 de janeiro) com diretores da instituição de ensino, prefeito de Ferraz de Vasconcelos garantiu que não medirá esforços para que um novo terreno possa ser doado para a escola técnica, permitindo, assim, sua migração e ampliação

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, garantiu hoje (18 de janeiro) a representantes da Escola Técnica Estadual (Etec) que a municipalidade não vai medir esforços para doar à escola um novo terreno para sua instalação e ampliação. Enquanto a área não é definida, o tucano determinou que a Secretaria Municipal de Obras providencie reforma e manutenção do atual prédio, que funciona no Parque São Francisco.

Acompanhado do secretário municipal de Obras, o engenheiro Antônio Carlos dos Santos Ferreira, o chefe do Poder Executivo ferrazense recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira o diretor da Etec da cidade, o mestre em Educação Jonas Pereira de Souza Júnior, o diretor acadêmico da unidade, Márcio da Veiga Cabral, a diretora-administrativa, Márcia Cristina Souza Silva, e a assistente-técnica-administrativa, Maria Antônia da Silva.

Na oportunidade, o grupo compartilhou com Filló a situação em que se encontra a edificação da escola técnica e solicitou a intervenção da municipalidade. Laboratórios com goteiras, telhados quebrados, rachaduras, falta de pintura e limpeza, mato alto e ausência de segurança patrimonial foram alguns dos problemas elencados pelos representantes da escola técnica. Segundo Souza Júnior, a estrutura da Etec está bem danificada, principalmente pelo fato de a mesma não ter recebido melhorias nos últimos anos.

O diretor, que também é físico e engenheiro, explicou que, quando o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, liberou para Ferraz a escola técnica, há mais de sete anos, a administração municipal foi incumbida a disponibilizar uma área para a sua instalação e, também, ficou responsável por sua conservação. No entanto, isso não aconteceu:

“Não tivemos respaldo da administração anterior, que, segundo o convênio com o Centro Paula Souza, entraria com o local e com sua manutenção, além de ceder dois funcionários para trabalhos administrativos. Enquanto isso, o Estado ficava com a gestão pedagógica. O prédio que nos foi cedido já estava pronto. Parece que ali seria instalada uma creche. Hoje, se mostra muito aquém do que, de fato, precisamos para oferecer um ensino de qualidade. Temos até um curso novo já autorizado, o técnico em Finanças, mas, infelizmente, não conseguimos implementar por falta de estrutura”, complementou Souza Júnior.

Sensibilizado com a situação, Filló determinou que o secretário municipal de Obras faça as intervenções necessárias no prédio, localizado no número 2.000 da rua Doutor Jânio Quadros. Contudo, o prefeito adiantou que, em ressonância com o Centro Paula Souza, que deseja que a Etec de Ferraz seja ampliada, ele vai trabalhar para que uma nova área seja doada à instituição, permitindo, assim, uma melhor instalação e ampliação:

“Já estamos em sintonia com o Governo do Estado e vamos encontrar essa área. Passam pela Etec de Ferraz cerca de 1,1 mil alunos por ano. Se formam por semestre 240 profissionais, que, por conta da qualidade do ensino técnico oferecido gratuitamente, conseguem, rapidamente, colocação no mercado de trabalho. Não posso admitir que um curso novo não seja aberto em nossa cidade por falta de infraestrutura. Garanto que, enquanto a nova área não é definida, as obras necessárias serão feitas no atual prédio”, validou Filló.

Estrutura

A Etec de Ferraz atende desde 2007. Além de oferecer vagas para o ensino médio, também abarca alunos do TIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio), dos cursos técnicos de Informática, Rede de Computadores, Administração, Logística e Segurança do Trabalho e do semipresencial de Administração, ministrado aos sábados.

Instalada numa área de 10,7 mil metros quadrados, a escola, que já tem o curso de técnico em Finanças autorizado, agora aguarda a liberação do Via Rápida, projeto que dispõe de cursos de qualificação profissional presencial com formação em três meses. As aulas em 2013 terão início no dia 4 de fevereiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário