terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dívidas: Procon Suzano abre inscrições para curso de gerenciamento financeiro


Dívidas: Procon Suzano abre inscrições para curso de gerenciamento financeiro 

O órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Suzano implantará o Núcleo de Tratamento de Superendividamento na cidade. Por meio do Programa de Atendimento ao Superendividado, os cidadãos com problemas em administrar suas finanças poderão participar de cursos gratuitos e, até mesmo, renegociarem suas dívidas diretamente com os credores. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro.

De acordo com a coordenadora municipal do órgão, Sandra Lopes Nogueira, durante o curso, que tem duração de duas horas, os consumidores receberão capacitação para gerenciar suas vidas financeiras. Ao final, é realizada audiência com todos os credores dos participantes.
 
“O objetivo é auxiliar as pessoas endividadas a entender como elas entraram nessa situação e de que maneira podem sair. Depois do curso, são feitas audiências e os termos são enviados ao juiz para homologação de acordo”, esclareceu. 

O projeto, que será lançado oficialmente no município no dia 15 de março, foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin em outubro de 2012. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça e conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Alerta
A coordenadora chama a atenção para os problemas que o superendividamento pode ocasionar. Segundo ela, quando o cidadão compra e consome muito além do que sua renda mensal é capaz de quitar, a situação tende a sair do controle. O acúmulo de dívidas pode afetar a saúde e até mesmo a vida conjugal dessas pessoas.

Conforme dados de pesquisa feita pelo Procon, 30,9% dos entrevistados gastam mais do que ganham. A pesquisa revelou, ainda, que as mulheres lideram o índice de endividamento, com 51%. 

Inscrições
Os interessados devem comparecer ao Procon Suzano, localizado na rua Baruel, 126, Centro, das 8 às 15 horas, para se inscreverem no curso de capacitação. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 4744-7322 e 4744-7461.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário