quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Claudio Miyake se destaca em debate na Folha sobre eleição no CROSP


Claudio Miyake se destaca em debate na Folha sobre eleição no CROSP



O cirurgião-dentista Claudio Miyake, candidato à presidência do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), se destacou no debate realizado na última segunda-feira (21), no Teatro da Folha de S.Paulo e transmitido simultaneamente pela TV Folha e pela Organização Não-Governamental (ONG) Turma do Bem. O candidato da Chapa 5 respondeu sobre questões como a utilização do orçamento anual do conselho que o futuro presidente administrará, a possibilidade de implantação de um exame de proficiência para os dentistas recém-formados semelhante ao utilizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a valorização do trabalho dos profissionais e a remuneração adequada por parte dos serviços prestados através de convênios e planos de saúde. O debate foi moderado pela jornalista Laura Capriglione, repórter especial e secretária de redação da Folha e contou com a participação dos demais candidatos Januário Napolitano, Vicente Mauro Neto, Alexandre Rangel e Edgar Crozato, representando Moacyr da Silva. Segundo o jornal, Soraia Marangoni da chapa 4 não compareceu ao debate alegando compromissos. É a primeira vez na história da eleição do CROSP que os candidatos se enfrentam em uma discussão aberta e on-line.

O Dr. Claudio reforçou durante sua participação que o CROSP é uma autarquia federal que pode ser comparada a uma empresa de médio a  grande porte, com 41 filiais espalhadas por todo o Estado de São Paulo. Segundo ele, é necessário trabalhar na ampliação da divulgação rotineira, periódica e clara da aplicação dos recursos do conselho. Ele acredita que um dos investimentos necessários utilizando parte dos recursos financeiros  é a modernização administrativa, entre os quais a do parque tecnológico que já está desatualizado.

Indagado sobre sua opinião a cerca de um exame para avaliar os conhecimentos dos dentistas recém-formados, o cirurgião-dentista respondeu que a problemática da odontologia não está focada no exame. “O exame por si só, não resolveria o problema da qualidade do serviço prestado pelos profissionais. Acredito em um conjunto de ações para que o dentista exerça a sua profissão propiciando um bom atendimento ao paciente”. Na opinião dele, o mau atendimento é algo pejorativo que recaí sobre a classe odontológica.

Ele também  teve oportunidade de comentar o seu pensamento sobre a valorização da profissão e remuneração adequada junto aos planos de saúde. “Nós da Chapa 5 somos a favor da melhoria dos salários, mas a remuneração adequada é consequência da valorização da classe odontológica, e não a causa”, destacou. Segundo o cirurgião-dentista, os gestores precisam estar conscientes sobre a importância da saúde bucal da população. “A cobrança da população e do conselho, junto aos gestores públicos em todas as esferas, da importância da saúde bucal irá resultar no reconhecimento e valorização da profissão”.

Todos os participantes concordaram que os convênios odontológicos são uma realidade no Brasil. O Dr. Claudio defende que parta do  próprio CROSP um trabalho de orientação para que os dentistas se sintam esclarecidos sobre a questão, como já tem sido feito, e possam decidir se querem ou não realizar atendimentos vinculados a planos de saúde. “Criar canais para que o cirurgião tenha no conselho condições de sanar suas dúvidas e não se sinta desamparado em relação a este assunto”.

Em suas considerações finais, o Dr. Claudio lembrou que a Chapa 5 representa a Renovação com Experiência e Responsabilidade.

Assessoria de imprensa

Um comentário:

  1. Dr Claudio tem o apoio dos profissionais de odontologia da prefeitura do municipio de Mogi das Cruzes.

    ResponderExcluir