quinta-feira, 28 de março de 2013

Inscrições para “Time do Emprego” serão abertas dia 1º



Inscrições para “Time do Emprego” serão abertas dia 1º

Por meio do projeto coordenado pela Secretaria de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos serão oferecidos gratuitamente cursos preparatórios para jovens que desejam conquistar o primeiro emprego, bem como para trabalhadores que procuram por recolocação no mercado



A Secretaria de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos vai desenvolver na cidade o “Time do Emprego”. Por meio do projeto, que será colocado em prática em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), serão oferecidos gratuitamente cursos preparatórios para jovens que desejam conquistar o primeiro emprego, bem como para trabalhadores que procuram por recolocação no mercado. As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira (1º de abril).

As capacitações serão destinadas a moradores de Ferraz que tenham a partir de 16 anos. Nesta primeira edição, 240 vagas estão disponíveis. O principal objetivo do projeto é orientar e preparar o aluno para que busque um ofício compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. Os interessados devem procurar a sede da Secretaria da Indústria e Comércio ferrazense (avenida Santos Dumont, 1.646, bairro Tanquinho), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, munidos de RG, CPF e comprovante de endereço. A adesão é gratuita.

O curso deve durar aproximadamente dois meses. Neste período, estão previstas 12 aulas, que acontecerão uma vez por semana, com duração de três horas. Serão formadas oito turmas, cada uma com 30 alunos. Os professores que ficarão responsáveis pelo aprendizado, Thiago Severo e Rosiléia Pereira da Silva, passaram por capacitação na Sert. Ambos facilitadores são funcionários da municipalidade.

Dez temas serão abordados no “Time do Emprego”: orientação sobre o Time do Emprego; quem sou eu e minhas habilidades e competências; desenvolvimento do currículo; técnicas de procura de emprego; este emprego é para mim?; mantendo-me saudável; planejamento financeiro; trabalho por conta própria; testes aplicados pelos empregadores; e preenchimento de formulários de emprego e entrevista.

Os que aderirem ao projeto receberão gratuitamente material de apoio, com direito à bolsa, blocos de anotações, manual, lápis, borracha, caneta e apontador. De acordo com informações da Secretaria de Indústria e Comércio de Ferraz, o curso terá ligação direta com o Balcão do Emprego gerenciado pela pasta, onde as empresas anunciam suas vagas e procuram por mão de obra qualificada para o preenchimento de seus postos de trabalho.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, o empresário Elio Andrade Filho, colocar o “Time do Emprego” em prática em Ferraz é de extrema importância, já que muitos candidatos a uma vaga acabam perdendo grandes oportunidades devido à falta de preparo numa entrevista, ou por terem elaborado um currículo sem atrativos e informações básicas para o empregador:

“Não são poucos os que não buscam a vaga ideal de trabalho de acordo com sua qualificação. Enfim, por detalhes cruciais, muitos jovens e trabalhadores perdem chances valiosas, reforçando os índices do desemprego. O ‘Time do Emprego’ chega para preencher esta lacuna, mostrando ao trabalhador os melhores caminhos para se alcançar o objetivo profissional”, complementa o gestor.

Prioridade

Ações que tenham como objetivo oferecer novas possibilidades de trabalho e de renda, bem como qualificação profissional e o tão sonhado primeiro emprego para os jovens vão ao encontro do plano de governo de Acir Filló (PSDB), um dos grandes incentivadores para que o “Time do Emprego” seja desenvolvido com sucesso na cidade em que é prefeito:

“Não tenho medido esforços para que as secretarias municipais, sobretudo a de Indústria e Comércio, criem situações que possam beneficiar a população como um todo, em todas as áreas. Emprego e Educação são fundamentais”, reforça o tucano.

Secom Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário