terça-feira, 12 de março de 2013

Samu de Ferraz tem novo coordenador



Samu de Ferraz tem novo coordenador

O médico-cirurgião Ronaldo Patu Ferreira vai responder pelo sistema interinamente; nome foi sugerido pelos próprios colegas de trabalho, durante reunião que tiveram no início da noite de ontem (11 de março)com o prefeito Acir Filló (PSDB) e o secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira Silva

O médico Ronaldo Patu Ferreira está respondendo desde esta terça-feira (12 de março) pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos. A coordenação do sistema, no entanto, é interina. Um novo chefe será escolhido para o setor de forma definitiva dentro das próximas semanas. A nomeação de Patu ocorre por conta do afastamento do antigo gestor do Samu, Jorge Luiz Cury, acusado de participar de um esquema de fraude de cartão de ponto. Com dedos de silicone, era registrada a presença dos médicos, que, assim, ganhavam da prefeitura sem trabalhar.

No início da noite de ontem (11 de março), o prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), e o secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, se reuniram com a equipe do Samu para conversarem sobre as providências administrativas tomadas nesta semana quanto ao caso, que também culminaram no afastamento de Thauane Nunes Ferreira. A médica foi surpreendida na manhã de domingo (10 de março) por guardas municipais fraudando a presença de colegas. Com a jovem de 28 anos foram encontrados seis dedos de silicone e cartões de presença dos médicos Felipe de Moraes, Rodrigo Gil de Castro Jorge e Aline Monteiro Cury, filha de Cury. O trio também foi afastado oficialmente nesta segunda-feira pela municipalidade.

Durante o encontro com a equipe remanescente do Samu, Filló e Silva explicaram a necessidade de se reorganizar o serviço, principalmente para que a população não seja prejudicada. Na oportunidade, sugeriram que os profissionais que continuam no sistema sugerissem o nome de um médico do grupo para chefiá-los. Assim, nesta terça-feira, o médico-cirurgião Ronaldo Patu Ferreira foi nomeado coordenador-interino do Samu. O lugar que foi ocupado por Cury será preenchido oficialmente dentro das próximas semanas.

Patu tem 35 anos e é formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva. Natural de Santo André, o médico atua na área desde 2003 e tem residência em Cirurgia-Geral. Concursado no Samu de Ferraz desde abril de 2009, Patu também atua no sistema em Mauá. Segundo o médico, ele decidiu aceitar o desafio de coordenar o Samu de Ferraz para que o serviço não seja paralisado por conta do desfalque na equipe. Hoje, o setor está com cinco médicos, cinco enfermeiros e aproximadamente 15 auxiliares de enfermagem:

“Vamos trabalhar para reestruturar o serviço, reorganizá-lo. Estou à disposição para coordená-lo neste primeiro momento, até que um novo coordenador seja escolhido. Para esta semana, já conseguimos organizar as escalas e os plantões para que tenhamos médicos e que toda ocorrência seja atendida devidamente”, observou Patu.

De acordo com o secretário de Saúde de Ferraz, todos os esforços estão sendo empreendidos para que o Samu não pare de funcionar. Contudo, o gestor não descarta que possa faltar médico no fim de semana:

“É fato que a equipe médica ficou extremamente reduzida. De qualquer forma, estamos renegociando os plantões com os médicos que continuam conosco, para que as necessidades sejam sanadas, mesmo que de forma provisória e emergencial, enquanto as novas contratações não acontecem. Já estamos com processo seletivo aberto. Tenho certeza que, em breve, o problema será sanado por completo”, afirma Silva.

Secom Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário