sábado, 9 de março de 2013

Ferraz intensifica combate à dengue


Ferraz intensifica combate à dengue

Com o registro de um caso da doença na cidade, Secretaria Municipal de Saúde recebeu oficialmente nesta sexta-feira (8 de março) dois veículos que serão utilizados durante as ações de prevenção pelos agentes vetores; equipe também ganhou reforço, com a adesão de mais 10 profissionais



A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos registrou um caso recente de dengue na cidade. Trata-se de um morador do Conjunto Castelo Branco, que foi atendido, dias atrás, por uma unidade hospitalar de Mogi das Cruzes – a qual diagnosticou a doença. Com base nessa notificação, o Poder Executivo ferrazense optou por intensificar as ações em combate ao mosquito que sustenta a transmissão da enfermidade, com a aquisição de dois veículos e o aumento de agentes vetores.

Na manhã desta sexta-feira (8 de março), o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), fez a entrega oficial das duas kombis que ficarão à disposição da Vigilância Sanitária da cidade para as ações realizadas nos bairros, em visita a residências e demais locais onde o Aedes Aegypti pode se reproduzir (água parada limpa ou poluída). A equipe de agentes vetores também ganhou reforço. De 10, passaram para 20 técnicos, que já estão nas ruas.

Na atividade, realizada no Paço Municipal, estiveram ainda presentes o vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto (PMDB), que também é secretário municipal de Habitação, o secretário de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, e Paulo Souza Cruz, coordenador da Vigilância Sanitária de Ferraz.

Para Silva, ter dobrado o número de agentes de endemias também foi de extrema importância. O trabalho da equipe é, principalmente, de conscientização. Durante as visitas realizadas pelos técnicos, são compartilhadas medidas que devem ser adotadas para que os focos de dengue sejam erradicados.

Não deixar água parada em pneus fora de uso, sobre laje e calhas das residências e em vasos de plantas e vasilhas para a alimentação de cães, gatos e passarinhos é uma das providências que ajudam no combate à doença. É importante, também, remover folhas, galhos ou qualquer tipo de material que impeça a circulação da água, e manter a caixa de água e poços artesianos sempre fechados e bem vedados. O mesmo vale para outros reservatórios de água e piscinas.

Casos

Em 2012, foram registrados cinco casos suspeitos de dengue em Ferraz de Vasconcelos, todos migratórios. Contudo, nenhum foi confirmado, após passar por análise laboratorial. Neste ano, até ontem (7 de março), houve apenas a notificação de um caso.

Segundo o secretário municipal de Saúde, a pasta foi informada sobre o caso pelo Hospital Ipiranga, de Mogi das Cruzes. A unidade fez o atendimento, dias atrás, a um ferrazense, que apresentava indícios da doença, como febre alta há mais de dois dias, fortes dores de cabeça e pelo corpo e pontos vermelhos na gengiva. Após análise, foi constatada a presença da enfermidade.

O paciente, um morador da rua Deputado Esmeraldo Tarquínio, localizada no Conjunto Castelo Branco, já está recebendo tratamento médico adequado e passa bem. 

“Estamos atentos e nos movimentando. Nossa equipe já está nas ruas fazendo um trabalho incisivo de monitoramento, bairro a bairro, de casa em casa, porta a porta. É importante que possamos orientar a população e nos fazermos presentes em pontos críticos, como cemitérios, borracharias, floriculturas, cemitérios, sucatarias, comércios e terrenos baldios, onde o mosquito da dengue pode se reproduzir, sobretudo nesta temporada, que é de fortes chuvas”.

Secom Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário