UBSs vão ganhar sistema de monitoramento
Prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), anunciou a novidade na manhã desta quinta-feira (28 de março), durante reunião que teve com o secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, e gerentes dos postos da cidade
Jovino Souza
As 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ferraz de Vasconcelos serão equipadas com câmeras de monitoramento em breve. A municipalidade já está realizando estudos para que seja aberta a concorrência para a contratação da empresa que ficará responsável pelo serviço. O anúncio foi feito pelo prefeito Acir Filló (PSDB) na manhã desta quinta-feira (28 de março), durante uma reunião que teve com o secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, e com gerentes dos postos de Saúde e chefes dos departamentos descentralizados da pasta.
O encontro foi realizado no gabinete do tucano e teve início por volta das 9 horas. Além de Filló e Juracy, estavam presentes aproximadamente 40 profissionais que trabalham na gestão direta das UBSs e dos demais serviços vinculados à Secretaria de Saúde de Ferraz. A intenção foi alertar os técnicos quanto ao atendimento oferecido à população, que, na opinião do chefe do Poder Executivo ferrazense, precisa melhorar urgentemente, tanto na parte ambulatorial, quanto no balcão e ao telefone:
“A pessoa que procura um posto de saúde não vai lá para se divertir, para comprar perfume. Ela vai porque está com problema, porque precisa de um médico, de um medicamento, de um exame. É inadmissível tratar mal a população, independentemente dos problemas de estrutura que enfrentamos. Admito que ainda faltam médicos e que estamos longe do que seria ideal, mas precisamos ter cautela no trato com o outro. Sem contar que estamos trabalhando diurnamente para sanar deficiências, minimizar problemas e melhorar as condições de trabalho, bem como cargos e salários de nossos colaboradores”, observou o prefeito.
Investir na segurança também será um dos carros-chefes da Saúde de Ferraz. Para tanto, a municipalidade, a pedido de Filló e do secretário responsável pela pasta, já está empreendendo estudos para abrir o processo licitatório que vai definir a empresa que prestará serviço de monitoramento com câmeras. O sistema vai contemplar, num primeiro momento, a UBS da Vila Santa Margarida.
Assim que estiver funcionando e sair da fase da experimentação, a central será instalada nos demais postos da cidade. A sequência será determinada por Silva. Cada posto deve receber de oito a 16 câmeras, inclusive em suas recepções, com sistema de áudio.
A previsão é que até julho, todas as 13 UBSs de Ferraz contem com o monitoramento, que, segundo Filló, também vai servir de instrumento para avaliar a qualidade do atendimento que é prestado a quem procura a rede básica de saúde. Os gerentes dos postos e os chefes das demais unidades descentralizadas da pasta terão acesso às imagens via Internet, pelo computador, tablet ou celular.
A iniciativa, de acordo com Silva, vai permitir que os gestores tenham acesso rápido às informações, tendo, assim, como agirem com mais celeridade na tomada de decisões e na solução de problemas:
“Estamos investindo na gestão do bom senso. Não há autoritarismo, nem perseguição, mas precisamos combater à criminalidade e às invasões aos postos e, ao mesmo tempo, temos a necessidade de oferecer um atendimento mais humanizado e funcional para o povo. Nossa intenção, volto a dizer, é melhorar a situação de todos, de pacientes e de funcionários”, complementou o secretário, que calcula ter em sua pasta cerca de 740 funcionários.
Silva e Filló também falaram, durante o encontro de hoje, sobre as regras que devem ser obedecidas, sobretudo no que reside a horários a cumprir, na tentativa de se evitar atrasos de médicos, atendentes, dentistas e enfermeiros; falta de profissionais nas escalas; corporativismo e concessão de privilégios injustificáveis.
Secom Ferraz de Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário