sábado, 9 de março de 2013

Dia da Mulher é celebrado em Suzano


Dia da Mulher é celebrado em Suzano 
                                                                        Fernando Araújo


O rosa iluminou a manhã desta sexta-feira (8) no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré em Suzano. Aproximadamente 350 pessoas participaram da cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e lançamento da Campanha da Saúde da Mulher Suzanense “Mulher você precisa se tocar”, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade.   

A canção “Maria, Maria”, do compositor e músico brasileiro Milton Nascimento, abriu o evento na voz de todas as mulheres que prestigiavam a festa rosa. Em seguida, a presidente do Fundo Social, Nilce Ramos Tokuzumi, falou sobre a programação especial preparada para este mês e ressaltou que a campanha tem como foco a saúde da mulher. 

“Quando a gente fala: ‘mulher se toca!’ estamos dizendo para a mulher se ligar, porque ele precisa cuidar da sua saúde, por isso a nossa campanha está focada principalmente no câncer de mama que é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano”, disse Nilce. 

O prefeito Paulo Tokuzumi prestigiou o evento e demonstrou todo carinho pela mulher suzanense: “Nós homens temos que reverenciar todas as mulheres e espero que um dia não vai precisar ter datas especiais, pois quem manda no mundo de verdade, são as mulheres”. 

A festa contou ainda com o Coral do Centro de Convivência da Terceira Idade "Florescer" idealizado pela atual vice–prefeita, Viviane Galvão de Oliveira, em 1997, que cantou três musicas populares em homenagem às mulheres; também a palestra do Dr. Gelson Batochio, que é médico oncologista; e com o grupo de danças circulares da Escola Técnica Estadual de Suzano (Etec), que ficou responsável pelo encerramento do evento interagindo o público feminino com uma apresentação bem descontraída. 

A programação da campanha segue até o dia 30 de março e dentro das atividades, a Secretaria Municipal de Cultura de Suzano realizará o Debate Cultural “Protagonismo Feminino: o Feminismo em Pauta”. O debate contará com a participação de um grupo de mulheres que se destaca na sociedade. 


Secoi Suzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário