sexta-feira, 8 de março de 2013

Vereadores de Poá cobram políticas públicas para as mulheres


Vereadores de Poá cobram políticas públicas para as mulheres
O Dia Internacional da mulher comemorado nesta sexta-feira (08 de março) trouxe à tona discussões necessárias afim de levantar uma cautelosa reflexão acerca dos direitos, deveres e sobretudo, o espaço conquistado pelas mulheres ao longo doúltimos anos.



A Câmara Municipal de Poá, foi palco de debate sobre o tema da participação da mulher na sociedade, durante a última sessão ordinária. A presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis iniciou a discussão ao esboçar tal cenário. “O Dia Internacional da mulher é o momento de colocarmos para a sociedade uma reflexão, não se trata de comemoração, temos que rever o trato no que diz respeito às mulheres. Muito se fala em idosos, juventude, e a mulher? É necessário criar políticas públicas, são referências ligadas. Como falar do filho, sem lembrar a matriz, a mãe?” Indagou.
A vereadora, que dedicou parte de seu tempo, em sua fala, durante uso da tribuna livre cobrou mais empenho e ações voltadas ao público feminino no município. “ Nossa cidade é uma das poucas do Alto Tietê a ter uma secretaria voltada para as mulheres. Contudo, ter secretaria não é só para orientar a mulher que foi agredida pelo marido. É inadequado, Poá não vive só de futebol. A mulher precisa ter espaço também no esporte, por que não?” Questionou.
A petebista completou sua explanação ao reivindicar uma casa transitória para o município, uma vez que as mulheres agredidas não tem o aparato necessário.
O vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, parabenizou as mulheres pela data ao utilizar a tribuna. O parlamentar apresentou uma indicação, aprovada em seguida pela Casa, solicitando ao prefeito municipal, Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha estudos para a implantação de um Instituto da Mulher na cidade. “ A construção de um Instituto da Mulher em nosso município será uma conquista altamente significativa para a população, pois possibilitará o acesso de todas as mulheres às ações garantindo exames preventivos, diagnóstico, controle e tratamento de doenças de alto complexidade”, destacou.
Ainda durante a última sessão o vereador Luiz Antônio Soares (PDT), o Tonho apresentou o projeto de lei 011/2013 ao lado de Jeruza que institui “O dia de luta e Combate à Violência contra a Mulher no âmbito municipal de Poá”. O documento prevê a realização das ações em 25 de novembro.
A parlamentar atentou aos direitos femininos ao apresentar também o projeto de resolução 007/2013 que “Institui na Câmara Municipal de Poá a Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher em âmbito Municipal”.

Dia Internacional da mulher
Diante de uma sociedade machista, onde o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora deste cenário, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.
A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.
Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário