sexta-feira, 1 de março de 2013

Em uma semana, mais de 3 mil animais são imunizados


Em uma semana, mais de 3 mil animais são imunizados

Ao todo, 2.785 cães e 737 gatos receberam a dose contra a doença em diversas localidades de Ferraz de Vasconcelos; campanha, que chega ao fim no dia 22 de março, atingirá 26 bairros



Após uma semana do início da vacinação antirrábica em Ferraz de Vasconcelos, 3.522 animais foram imunizados contra a doença na cidade. Realizada pelo setor de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha já atingiu 2.785 cães e 737 gatos. A previsão é que, até o dia 22 de março, quando a ação chegará ao fim, 25 mil animais tenham recebido a dose que os protege contra a raiva.

De forma itinerante, as equipes de vacinação da Prefeitura ferrazense visitam os bairros do município desde o dia 21 de fevereiro para levar a vacina até os proprietários de animais de estimação. Em localizações estratégicas, os postos volantes oferecem a aplicação gratuitamente. No total, 26 bairros, bem como sítios e demais áreas rurais, vão abrigar, até o final da campanha, equipes volantes.

Até o momento, foram contemplados com a ação Jardim Nossa Senhora do Caminho, Jardim Rosana, Jardim Capinguaçú, Sítio Paiolzinho, Jardim Pérola, Jardim Brígida, Conjunto Itajuíbe, Vila Cristina, Jardim São José, Vila Arbame, Vila Correia, Vila Santo Antônio, Jardim Luiz Mauro, Parque São Francisco, Vila São Paulo e Cambiri.

Dois grupos de profissionais da Saúde se revezam durante a campanha e atingem, por dia, quatro localidades de Ferraz, entre os períodos da manhã e da tarde. Esse esquema possibilita, em média, a imunização de cerca de 700 bichos, diariamente.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Zoonoses, a veterinária Sílvia da Silva Pereira, o cronograma de vacinação segue normalmente, da forma como foi divulgado previamente na cidade. Desde o começo da ação, a agenda não sofreu nenhum tipo de alteração:

“Os trabalhos de vacinação estão acontecendo dentro do previsto. Não tivemos nenhuma mudança e o cronograma será mantido até o fim. A medida em que as pessoas tomam conhecimento da imunização na cidade, o volume de cachorros e de gatos vacinados aumenta. Esperamos que nas próximas semanas a média de animais que recebem a dose diariamente cresça. A ação está apenas no começo. Daremos continuidade às visitas nos bairros até 22 de março. Temos a meta de vacinar 25 mil bichos”, frisa Sílvia.

Na segunda-feira (4 de março), das 9 horas às 11h30, a Vila Americano vai receber as equipes volantes. Os locais de imunização serão as imediações da Escola Estadual “Iijima” e a rua São Judas Tadeu. Já no período da tarde, das 14 horas as 16h30, a vacinação ocorre no Jardim TV, em frente à Escola Estadual “Abílio Secundino Leite”, e no Jardim São Geovani, próximo à Escola Estadual “Rui Coelho”.

Para facilitar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e evitar acidentes, os vacinadores sugerem que aos proprietários de cães e gatos levem seus mascotes para a imunização em coleiras, dentro de caixas ou envoltos a tecidos. O cuidado no transporte garante a proteção e o controle do animal. Os de grande porte devem, ainda, estar utilizando focinheira. Vale frisar, ainda, que apenas os animais acompanhados por um adulto estão sendo imunizados. 

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário