quinta-feira, 7 de março de 2013

Saúde imuniza 3,4 mil animais contra a raiva


Saúde imuniza 3,4 mil animais 
contra a raiva



Nos dois primeiros dias de trabalhos da Campanha de Vacinação Antirrábica, 1 e 4 de março, a Secretaria de Saúde de Suzano já imunizou 3.486 animais. No total foram 2.911 cães e 802 gatos vacinados contra a raiva. A expectativa é que até o final da campanha, no dia 28 de março, sejam imunizados aproximadamente 30 mil animais. Informações podem ser obtidas no telefone 4741-8705.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Carlos Ferreira de Aguiar, a campanha está sendo um grande sucesso e é importante a população ficar atenta nas datas em que os postos volantes estarão nos locais próximos a sua residência. “A campanha neste ano é uma questão prioritária, já que a cidade ficou dois anos sem a imunização”, ressalta o diretor.

Exatamente por isso, os profissionais envolvidos fazem uma ação forte e efetiva para visar a prevenção da doença e da proteção da população animal. “É muito importante que os donos de cães e gatos levem seus animais de estimação para tomarem a vacina, para que não tenhamos caso de doenças nem por pare dos animais e nem mesmo por parte da população suzanense”, acrescentou. 

Técnicos da Secretaria de Saúde explicaram que como raiva é uma doença que não tem cura e não tem tratamento, é muito importante se manter a população de cães e gatos imunizados. Controlando a raiva nos animais, a pasta evita que o ser humano fique doente. 

A raiva é causada por um vírus (Rhabdovírus), que se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com saliva de animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato. 

Secoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário