Filló reativa contato da
municipalidade com imobiliárias
Durante reunião que teve na manhã desta sexta-feira (1º de março) com representantes das gestoras de imóveis da cidade, prefeito de Ferraz de Vasconcelos garantiu que a categoria será respeitada e que a municipalidade vai facilitar a expedição de documentos
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, se reuniu na manhã desta sexta-feira (1º de março) com representantes de imobiliárias da cidade. O encontro foi realizado no gabinete do chefe do Poder Executivo ferrazense e também contou com a participação do secretário de Planejamento, João Matias, e de seu adjunto, Silas Faria. Na oportunidade, o gestor tucano deixou claro que a categoria será respeitada e que a emissão de documentos necessários para os trâmites imobiliários será facilitada pela municipalidade.
A reunião teve início por volta das 11 horas. Dez imobiliárias do município foram representadas na ocasião. A principal reivindicação do setor recaiu sobre a forma como as gestoras eram convidadas nas gestões anteriores para realizar avaliações de áreas que, possivelmente, seriam desapropriadas. Muitas vezes, as convocações eram canceladas em cima da hora, ou sofriam intervenções que dificultavam a operação com os donos dos imóveis e a definição de valor para indenização.
Filló garantiu que os trabalhos, de agora em diante, serão realizados na base do respeito mútuo, com profissionalismo e seriedade:
“Em todas as conversas que tenho, digo e repito: acabou negociatas e esquemas. Quem fizer esquema no meu governo, ou outra coisa que desabone a proposta de nossa gestão, será advertido e afastado. Com vocês, imobiliárias, não será diferente. Não é de interesse da prefeitura dificultar o trabalho de vocês, nem mesmo de deixá-los desacreditados no mercado. E reitero: não vamos trabalhar com supervalorizações, nem com depreciação. Vamos trabalhar, no caso das desapropriações, com a verdade, com o que é praticado no mercado, nem mais, nem menos. Hoje, reativamos o contato da municipalidade com o setor, sem ilegalidades e com cooperação”, complementou o prefeito do PSDB.
Ainda durante o encontro, os representantes das imobiliárias falaram da falta de agilidade por parte do Poder Executivo na expedição de documentos, como certidões, processos de desdobramentos, uso e ocupação de solo, Imposto Sobre a Tramitação de Bens Imóveis (ITBI) e validação de escrituras, e da ausência de um sistema que possibilitasse o acesso dos mesmos via Internet.
Segundo alguns corretores e administradores de imóveis de Ferraz, nas gestões anteriores, emissões demoravam de seis meses a cinco anos, dependendo do assunto, para serem entregues. De acordo com o chefe do Poder Executivo ferrazense, isso não vai ocorrer durante o tempo em que estiver comandando o município:
“Essa burocracia terrível precisa acabar. Sei que, muitas vezes, por conta de um atraso na emissão de uma certidão, a imobiliária pode, até mesmo, perder o negócio. A Secretaria de Obras, inclusive, também está atenta a essa questão, assim como a pasta de Planejamento. Estamos aqui para trabalharmos juntos, e não para mostrar a dificuldade para vender a facilidade”, validou Filló.
Secom/Ferraz de Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário