quinta-feira, 28 de março de 2013

Inscrições para passeio ciclístico seguem até 7 de abril


Inscrições para passeio ciclístico seguem até 7 de abril

Os interessados em participar do passeio ciclístico de Suzano têm até o dia 7 de abril para fazerem as suas inscrições. O evento faz parte do projeto educativo “Ciclista Consciente” da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana. No mesmo dia será inaugurada a primeira ciclofaixa de lazer do município.

As inscrições podem ser realizadas em dois pontos: na Secretaria de Trânsito (rua José Correa Gonçalves, 152, Centro) e na Secretaria de Esportes (rua Barão de Jaceguai, 375, Centro). O horário de atendimento será das 8 às 16 horas. O munícipe deve apresentar RG ou Certidão de Nascimento. A atividade é livre para todas as idades.

Durante a inscrição, os ciclistas receberão um vale para concorrer a diversos prêmios (entre eles bicicletas) nos sorteios programados para o final do passeio. Além disso, no dia da atividade, o vale será trocado por um boné e uma camiseta. No dia 7 de abril, os participantes se concentrarão no Largo da Feira, às 8 horas.

A ciclofaixa de lazer funcionará sempre aos domingos, das 7 às 16 horas. Agentes de trânsito fiscalizarão as ruas, que não terão estacionamento permitido no lado esquerdo, durante esse horário. Segundo o coronel José Ferreira dos Santos, secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, o objetivo do passeio é iniciar um trabalho educativo para conscientização dos ciclistas e desenvolver projetos para incentivar essa prática na cidade.

“Vamos desenvolver um estudo, junto com a comunidade e comerciantes, para criar ciclovias que possam ser utilizadas todos os dias”, afirmou o secretário.

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana pretende desenvolver outras ações pelo programa até o mês de dezembro. As próximas atividades serão divulgadas em breve.

Percurso
O percurso da ciclofaixa de lazer começa na rua General Francisco Glicério, vira à esquerda na rua Monsenhor Nuno, entra novamente à esquerda para o acesso na rua Benjamin Constant e finaliza na rua Regina Cabalau Mendonça, formando um quadrilátero de quase quatro quilômetros. A largura da faixa é de 2,30 metros.

Ciclista Consciente
A Prefeitura de Suzano por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana criou o Projeto de Educação e Cidadania no Trânsito Ciclista Consciente que visa disciplinar a circulação das bicicletas nas vias e logradouros públicos do município, viabilizando um trânsito seguro, eficiente, acessível e ambientalmente correto, além de também conscientizar ciclistas para as questões da acidentalidade e o compartilhamento do espaço no trânsito da cidade.          

Porém, para garantir a segurança do ciclista alguns itens são obrigatórios por lei, como campainha; sinalização noturna dianteira, traseira e lateral; refletor nos pedais; espelho retrovisor do lado esquerdo e uso de capacete.

Não trafegar na contramão, respeitar a faixa de pedestres, obedecerem ao semáforo e não pedalar com velocidade na ciclofaixa ou ciclovia, são obrigações do Ciclista Consciente que preserva a sua vida e a dos cidadãos. 

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário