segunda-feira, 4 de março de 2013

Levantamento para retomada das obras deve ficar pronto em dez dias


Levantamento para retomada das
obras deve ficar pronto em dez dias
 Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (4 de março) entre representantes da municipalidade e da construtora responsável pela obra, ficou definido que uma comissão formada por técnicos das duas partes vai definir o que precisa ser refeito ou finalizado no projeto; equipamento está interditado desde o dia 4 de janeiro



Uma equipe técnica formada por engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e da Fig – Incorporadora e Construtora vai dar início amanhã (5 de março) a um levantamento sobre as atuais condições do Centro de Convenções. Localizado na Praça dos Trabalhadores, no centro da cidade, o equipamento foi embargado em 4 de janeiro, apesar de ter sido inaugurado no último dia útil de 2012 pela gestão anterior. Ocorre que o espaço foi entregue em desacordo com o projeto inicial e não conta com, pelo menos, cinco requisitos indispensáveis para seu funcionamento adequado e seguro.

A previsão é que o levantamento fique pronto em até dez dias corridos. O documento vai elencar todas as intervenções que serão necessárias realizar para que o Centro de Convenções fique apto para uso e seja desinterditado. A informação foi passada na manhã desta segunda-feira (4 de março) durante reunião realizada no espaço entre os secretários municipais de Obras, o arquiteto Antônio Carlos dos Santos Ferreira, de Cultura e Turismo, Edson Pascotto Brito, e de Planejamento, João Matias, com o diretor-presidente da Fig, o engenheiro Sérgio Ortiz.

Durante os trabalhos, que também foram acompanhados pelo secretário-adjunto de Planejamento, o engenheiro Silas Faria, e pelo arquiteto Marcos Salviatti, que atua no Departamento de Projetos da construtora, Ortiz demonstrou total interesse em finalizar a obra, ao passo em que reconheceu que o Centro de Convenções de Ferraz foi entregue à população sem condições para abrigar qualquer tipo de evento e público.

Palco e vestiários, bem como sanitários não foram finalizados. As calhas têm vários pontos de vazamento e o espaço que vai comportar cerca de 800 pessoas sentadas está sem poltronas. Já o forro do teto, confeccionado em material inflamável (que, por este motivo, deverá ser substituído), está se desfazendo. Muito da fiação também está exposta. Além disso, o local não conta com sistema de prevenção e combate a incêndio, nem para-raios e licença para a remoção de tanques de desmobilização de sistema de armazenamento e abastecimento de combustíveis.

“Minha empresa, que tem mais de 20 anos de mercado, foi vítima nessa história. Tenho ciência de que este projeto foi entregue sem condições para uso. E, além disso, a prefeitura de Ferraz ficou me devendo cerca de 25% do total do serviço contratado. Deixo claro que não fui conivente com a inauguração. Tanto que procurei a atual administração para resolver isso, com a possibilidade de retomar a obra, finalizar o que não foi acabado e refazer alguns pontos que deixaram a desejar pela pressa de se entregar o projeto antes do fim do ano passado. Estamos aqui comprometidos para resolver o problema”, complementou Ortiz. 

Com o levantamento pronto, representantes da Fig e do governo do prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, vão se reunir novamente para definir o que será realizado, quando as obras serão retomadas e os prazos em que as intervenções deverão ser feitas. No entanto, o diretor-presidente da Fig acredita que em 90 dias boa parte do projeto esteja pronto. Em contrapartida, o Poder Executivo ferrazense vai pagar para a construtora o valor que a administração anterior ficou devendo. Segundo o secretário municipal de Obras, o valor deve chegar a R$ 1 milhão.

“Calculamos que o projeto todo tenha custado em torno de R$ 6 milhões. O Centro de Convenções é um ótimo espaço, mas precisa atender determinações legais e necessárias, principalmente no que tange à segurança de quem for usá-lo. A reunião de hoje entre nós e a Fig foi ótima. Entramos num consenso de que juntas, prefeitura e incorporadora, vamos encontrar as soluções viáveis e determinar prazos possíveis. Em breve, Ferraz vai contar com o equipamento, que tem tudo para ser tornar referência em todo o Alto Tietê”, reitera Ferreira.

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário