sábado, 23 de março de 2013

Reunião com diretores de escolas fortalece “Olimpíada Cultural”

Reunião com diretores de escolas
fortalece “Olimpíada Cultural”

Encontro foi realizado num salão de festas do município e reuniu mais de cem educadores; inscrições para concurso foram abertas em 1º de março e prosseguem até o próximo dia 31
                                                                                                                                    Jovino Souza

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ferraz de Vasconcelos promoveu uma reunião com diretores e coordenadores de escolas estaduais e, também, da rede particular de ensino da cidade, para divulgar e esclarecer dúvidas sobre a “Olimpíada Cultural – Ferraz é Você”, que a pasta vai promover a partir do próximo mês. O encontro foi realizado num salão de festas do município e reuniu mais de cem educadores. As inscrições para o concurso foram abertas em 1º de março e prosseguem até o próximo dia 31.

A reunião realizada na manhã de quarta-feira (20 de março) contou com a presença do prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), do secretário municipal de Cultura, Edson Pascotto, da secretária municipal de Educação, a professora Maria Aparecida Cervan Vidal, e do secretário de Indústria e Comércio, o empresário Elio de Andrade Filho.

Na oportunidade, Pascotto pediu o máximo empenho e a colaboração dos gestores educacionais da rede estadual para a realização do concurso, já que, passado o período das inscrições, as fases iniciais serão realizadas de forma interna, dentro das unidades escolares. Os selecionados, então, passarão para a segunda fase, que vai abarcar competição (ainda sem local definidos) entre as equipes que tiverem vencido as eliminatórias em suas respectivas instituições de ensino:

“Queremos atingir 50 mil alunos de Ferraz. Na rede municipal, teremos, seguramente, uma grande adesão, mas também queremos incentivar a participação dos estudantes da rede particular e da rede estadual, que são alunos do município da mesma forma. O principal objetivo da ‘Olimpíada Cultural’ é descobrir novos talentos e possibilitar que crianças e jovens tenham acesso às mais diversas manifestações culturais”, salientou. 

Filló, que ao longo de sua trajetória política teve forte ligação com a Educação e com a Cultura, também falou sobre o concurso e sua importância, deixando claro, inclusive, que vai trabalhar com afinco para que os dois segmentos sejam contemplados na cidade, por meio de políticas públicas:

“Assim como o Esporte, a Cultura e a Educação transformam realidades. Não são poucas as pessoas que conhecemos que não tiveram uma só oportunidade na vida, seja para estudar, para trabalhar, para fazer uma atividade física ou para demonstrar o seu talento? Ao incentivar que as crianças e os jovens participem da ‘Olimpíada Cultural’ teremos a chance de assistir grandes apresentações, ao passo em que reconheceremos Ferraz como um celeiro de talentos”.


Em tempo

Com o objetivo de promover e desenvolver a Cultura em Ferraz e integrar os estudantes da cidade, o Poder Executivo ferrazense vai promover a “Olimpíada Cultural”. Alunos das redes municipal, estadual e particular de Ensino que cursem o ensino fundamental II e o ensino médio podem participar da iniciativa.

São quatro as modalidades: Música; Prosa e Poesia; Dança (estilos técnicos Clássico, Jazz, Contemporâneo, Estilo Livre, Dança Populares e Dança de Rua, podendo ser Conjunto, Trio, Duo, Pas Deux e Solo); e Teatro.

A premiação será oferecida para os candidatos à artista, bem como para as instituições educacionais que representam. O vencedor da categoria Música, por exemplo, será contemplado com uma viagem. O vice-campeão vai faturar um ultrabook e o terceiro colocado levará para casa um tablet. 

As inscrições terminam em 31 de março. Os alunos que desejarem participar devem acessar o site www.culturaferraz.com.br e preencher o cadastro. Na plataforma on-line também está disponível o regulamento. A adesão é gratuita e a participação aberta a todos os que desejarem revelar seus dons artísticos. Não é necessário, assim, ter experiência.

Secom Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário