sábado, 23 de março de 2013

Suzano terá show de danças brasileiras no aniversário


Suzano terá show de danças brasileiras no aniversário 




A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura, organizou um show de danças brasileiras, que faz parte das comemorações do 64º aniversário da cidade. A atividade acontece no dia 4 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério 1.354, Centro). 

A apresentação de danças brasileiras é protagonizada pelo Grupo Jabuticaqui. O Show Agô é homônimo do CD gravado pelo elenco que busca uma relação próxima com a vivência da cultura popular.

Relaciona o exercício da pesquisa com a prática viva dessas culturas, com isso, nasceu o CD e o Show Agô.  As músicas, em sua maioria, foram feitas pelos integrantes do grupo, fato que confere uma personalidade e um sotaque muito particular às composições. 

Entre ijexás, cirandas e cacuriás, Agô traz consigo um mergulho na memória desses ritmos, sob a ótica de compositores como Juá de Casa Forte, Gui Cardoso, Aline Chiaradia e Meyson. Não por acaso o show e o CD se chamam Agô, que significa um pedido de permissão e licença bem como perdão, pois é dedicado a todos os mestres de cultura popular.
“Esta apresentação de danças brasileiras traz para as comemorações do aniversário de Suzano um traço importante da cultura popular que são as manifestações inspiradas no folclore brasileiro”, comentou Suami Paula de Azevedo, secretário de Cultura.

Histórico do grupo
O Grupo Jabuticaqui é formado desde 2006 por artistas, educadores, músicos e pesquisadores que vivenciam a cultura popular, através da dança, música e suas festas. Tem como objetivo difundir a cultura verdadeiramente brasileira, fundamentada nas origens mestiças e populares das manifestações culturais.

Os grupos de Congada, Maracatu, Moçambique, Boi, Cacuriá e tantos outros, mantenedores das tradições que dão vida a história das regiões brasileiras, são exemplos e fontes de inspiração para o Grupo Jabuticaqui.

A dança brasileira está ligada à vida de cada brasileiro; presente nos desfiles das escolas de samba, praças, morros, ou nos tradicionais blocos de rua. A dança faz parte de qualquer festa popular. É essa manifestação cultural que alimenta o repertório do Jabuticaqui com obras totalmente voltadas aos grandes mestres da cultura popular. 

A vivência do grupo vai além de sua forma de expressão, se expande em uma celebração do que somos: em um processo de comportamento, formação, valores e sentidos. A seu modo, contribui para o desenvolvimento humano e social de maneiras diversas, pois, a cultura além de alargar o campo das identidades, coloca em questão a riqueza das diversidades que compõem o Brasil.

Ficha Técnica
Direção geral e produção executiva: Neide Mattos
Produção musical: Meyson e Memeu Cabral
Músicos: Dani Dias (Violão, Cavaco e Voz), Danilo
Meirelles (Percussão e Voz), Memeu Cabral (Percussão), Meyson (Percussão e Voz), Miriam Ramos (Voz) e Dani Anjos (Voz)
Dançarinos: Neide Maranhão, Maristela Sampaio, Dani Anjos, Fernanda Pereira, Miriam Ramos, Fabiana Costa, Valéria Catharino, Yasmin Catharino, Vanessa Oliveira, Cristina Ferreira e Silva
Duração do show: 75 minutos
Gênero: Cultura Popular
Faixa etária recomendada: Livre



Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário