quinta-feira, 7 de março de 2013

Ferraz intensifica exames de tuberculose


Ferraz intensifica exames de tuberculose

O reforço no atendimento às pessoas que suspeitam estar com a doença está sendo feito na cidade desde o fim de fevereiro, em referência ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, comemorado oficialmente em 24 de março; expectativa é realizar 150 coletas / mês




Em referência ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, comemorado oficialmente em 24 de março, o Serviço de Assistência Especializada (Sae) da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos intensificou os trabalhos para a detecção da tuberculose. As análises são realizadas em todas as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, entre 8 e 16 horas. A tuberculose é uma doença infecciosa que acomete geralmente os pulmões, mas pode afetar outros órgãos. 

O reforço no atendimento às pessoas que suspeitam estar com tuberculose está sendo feito em Ferraz desde o fim de fevereiro deste ano. Contudo, o serviço é prestado de forma gratuita continuadamente, ou seja, não tem data para acabar.

Aqueles que apresentam tosse por mais de três semanas devem procurar um dos postos de saúde da rede municipal para submeterem-se à análise clínica - baseada nos sinais e nos sintomas relatados pelo pacientes e, por vezes, associados à radiografia do tórax - e laboratorial, utilizada para diagnóstico preciso.

Durante o exame, é feita a coleta de secreção do pulmão. O material (escarro / catarro) é encaminhado para análise, concluída, geralmente, em três dias. Encontrado o Mycobacterium Tuberculosis está confirmada a enfermidade.

De acordo com a coordenadora do Sae de Ferraz, a enfermeira Sirlei Bispo de Oliveira Teófilo, a expectativa do órgão é coletar aproximadamente 150 amostras, mensalmente, no decorrer de 2013. O tratamento da tuberculose é padronizado no Brasil, com medicação distribuída pelo sistema de saúde, por meio dos postos municipais de atendimento e das unidades especializadas. Ao ferrazense, o serviço é oferecido na própria Sae, que funciona no número 63 da rua Antônio Trevisani, na malha central.

Segundo Sirlei, é fundamental que o diagnóstico seja feito sem demora, para que o tratamento correto em combate à doença seja adotado o quanto antes:

“É importante que o paciente faça o exame assim que perceber que pode estar com a doença. A agilidade é importante, para que o paciente não fique debilitado e tenha uma recuperação mais rápida. As providências também evitam que haja a transmissão da doença, que é contagiosa e passada pelo ar. O tratamento com os medicamentos dura seis meses, sendo fundamental a administração até o fim, sem interrupções. Apesar de ser uma doença muito antiga, a tuberculose ainda é hoje a quarta causa de morte em doenças infecciosas”, observa a coordenadora do Sae.

Tuberculose

Doença infecciosa causada pela bactéria Bacilo de Koch, a tuberculose atinge principalmente os pulmões, mas pode acometer outras partes do corpo, como gânglios, rins, ossos, intestinos, meninges e olhos.

A enfermidade é transmitida por meio do ar, quando a pessoa sadia inala gotículas de secreção respiratória expelidas pelo indivíduo doente (tosse, fala ou espirro). Portanto, a moléstia não se transmite pelo sexo, por sangue contaminado e pelo beijo, nem pelo uso compartilhado de copos, talheres, roupas e colchão.

Somente quem tem tuberculose no pulmão e que não esteja em tratamento elimina o Bacilo de Koch. Quem tem a doença em outras partes do corpo não a transmite, já que não elimina os bacilos pela tosse. Os pacientes que já se encontram no 15º dia de tratamento, não oferecem perigo de contágio, pois após a administração correta de medicamentos neste período, o doente não expele mais bactérias.

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário