segunda-feira, 4 de março de 2013

Festa da Dália entrará no calendário turístico de Suzano


Festa da Dália entrará no calendário turístico de Suzano

Presente nas solenidades de abertura da 19ª Festa da Dália, neste domingo (3), em Ipelândia, bairro rural do Distrito de Palmeiras, em Suzano, o prefeito Paulo Tokuzumi, em seu discurso, chamou os secretários de Desenvolvimento Econômico, Rogério Simões, e de Cultura, Suami Paula de Azevedo, e disse: “Quero que vocês incluam esse evento no nosso calendário turístico”. 

O prefeito justificou seu pedido: “É uma festa muito bonita, que tem atraído muitos visitantes, como estamos vendo hoje, e como disse o diretor-presidente e administrativo da Beneficência Nipo-Brasileira, que administra a Casa de Repouso, Kazuo Nakada, trata-se da única festa da Dália em toda a América Latina”.

O prefeito almoçou na entidade, ao lado de Kazuo, também do gerente da entidade, Sérgio Mishima, e do cônsul do Japão no Brasil, Noriteru Fukushima. Há apenas seis meses no Brasil, o cônsul Fukushima, misturando japonês com espanhol e o pouco que já aprendeu da língua português, encantou o público presente pela sua simplicidade e pela sua atenção às pessoas, principalmente aos idosos. “Faz parte da nossa cultura essa nossa reverência aos idosos”, disse.

O cônsul, e também o prefeito Paulo Tokuzumi, foram ver a plantação da Dália, ali, muito próxima do local do evento. “É uma planta originária do México, levada para a Europa pelos holandeses, e de lá ela chegou ao Japão, mas essa flor não se adaptou ao clima do País do sol Nascente, e os japoneses imigrantes foram quem começaram a cultivá-la no Brasil”, historiou o secretário de Serviços e Manutenção, Clóvis Paoletti, surpreendendo todos pelo seu conhecimento a respeito da referida flor.

O prefeito Paulo Tokuzumi e o cônsul do Japão Noriteru Fukushima, acompanhados de outras autoridades, já no final da visita à Festa da Dália, foram ver de perto as instalações da Casa do Repouso. Também ficaram impressionados com a estrutura física do local, quanto ao espaço, a luminosidade e o arejamento do local. 

E outra vez o cônsul surpreendeu pelo seu cavalheirismo e conversou demoradamente com todos os idosos. “É uma grande honra poder cumprimentar um cônsul da minha terra natal”, disse, emocionada, Jitsuko Hayashi, de 92 anos de idade, e que está na Casa de Repouso de Suzano há menos de um mês. Jitsuko veio de Campos do Jordão, onde a mesma entidade mantém uma Casa de Repouso para idosos.

A Festa da Dália termina no próximo final de semana, e quem não teve a oportunidade ir pode tem outra oportunidade, no próximo dia 10. Começa às 10 horas, tem praça de alimentação, estandes para venda de flores e o show musical de Karen Ito, além de danças típicas do Japão.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário