quinta-feira, 28 de março de 2013

Artigo: "Tônico para a vida"


Artigo
Tônico para a vida
* Jeruza Lisboa Pacheco Reis


Foto: Michel Meusburger
Acredito que o melhor e maior tônico para vivacidade do ser humano é o amor, que pode ser expressado pelo carinho de palavras elogiosas.
Aprendi desde cedo que, devemos ser “sal e luz” para a vida de todos aqueles que estão ao nosso redor, mas sem esquecer que quantias certas de doce não faz mal não.

Conversando com uma grande amiga, educadora há muitos anos, ela falava sobre a educação com “sal” (querendo representar o rigor na educação) e o “açúcar” (querendo representar o mimo). Respeito, sinceramente, o modo de pensar e até a lógica implícita nesta colocação, mas sei também que tudo na vida deve ser dosado. Pois, o excesso de rigor faz com que os filhos sejam inibidos e inseguros, da mesma forma que o excesso de mimos faz crianças birrentas e caprichosas.

Ao considerarmos que cada ser humano é único e especial neste universo e, que tem o amor incondicional de Deus e dos pais, as palavras elogiosas servem como tônico, pois, não necessariamente devem estar revestidas, nem de tanto sal, nem de tanto açúcar, na ótica simplista há pouco apresentada. As reações humanas não são regras, portanto, os estímulos também não, mas vale a pena tentar, ao menos tentar.

Minha avó costumava dizer que, mesmo quando um filho sai com dose apimentada, devemos dizer que ele é “benção” em nossas vidas e que será uma grande pessoa, assim estamos profetizando coisas boas e minimizando o efeito do impacto negativo existente. É a mais pura verdade!

Diante disso, cada dia creio ainda mais que, o verdadeiro tônico para a vida, não apenas dos nossos filhos, mas para todos nós, enquanto seres humanos são as boas palavras, aquelas que nos estimulam, que nos auxiliam de forma a elevar nossa autoestima e nos motivar a crescer no aprimoramento. Creio que assim, passamos a ter alegria de viver.

Não quero com isso dizer que não devemos repreender quando necessário, pois , às vezes, temos que ser duros e repreender mesmo, mas fazendo-os ver que queremos o melhor para eles, demonstrando, não apenas com palavras, mas com atitudes nosso amor, dizendo sim e não, dosando tudo com sal e açúcar, enfim... Demonstrando unidade no amor e na lei em busca da harmonia de uma vida feliz.

E aí, como estão seus temperos hoje? Vai algum tônico?
Tenho um especial para você: Saiba que Deus te ama tanto, que você é único e especial.


* Jeruza Lisboa Pacheco Reis é advogada e professora, mestre em Filosofia, vereadora pelo PTB em Poá, presidente honorária da legenda na cidade e autora do livro "Rosa-Choque - Histórias de uma mulher que escolheu resistir, persistir e insistir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário