quinta-feira, 28 de março de 2013

Saúde contrata médicos e aumenta atendimento na rede


Saúde contrata médicos e aumenta atendimento na rede 

                                                                        Fernando Araújo


Em apenas três meses, a nova administração reduziu o déficit de médicos na Rede Municipal de Saúde e aumentou o número de atendimentos nas unidades de saúde em aproximadamente 25%. Durante coletiva de imprensa na manhã de hoje (28), o prefeito Paulo Tokuzumi e a secretária de Saúde, Valéria Riccio Genovezzi Fernandes, apontaram as principais dificuldade encontradas e os avanços registrados.

“Encontramos nossos estoques de medicamentos com problemas, alguns inclusive zerados; encontramos várias liminares na Justiça (obrigatoriedade de oferecer medicamentos para os munícipes) e dez itens destas liminares estavam zerados; tinha falta de materiais de limpeza, de papel higiênico, de papel toalha; 90% do material de escritório também estava zerado”, relatou Valéria.

A secretária também comentou que o sistema estava sucateado, com os funcionários totalmente desmotivados e atendendo a população com descaso. “Fizemos uma mobilização para mudar isso e hoje a realidade é outra e pode ser constatada”, disse Valéria, que ainda acrescentou que pegou a Secretaria com falta de médicos em toda cidade (déficit de 56 profissionais). “Lembrando que a função maior da Secretaria de Saúde é a prestação de serviços, de consultas médicas, de cirurgias, de exames, de atenção como um todo. Neste sentindo a primeira ação do prefeito foi colocar profissionais na rede. Hoje faltam apenas cinco médicos”.

Valéria afirmou que todos os plantões do Pronto Socorro foram ‘cobertos’, porém, que ainda precisa de profissionais na rede e por isso o prefeito está abrindo concurso público e o edital será publicado ainda neste primeiro semestre. Para trazer médicos para Suzano, Tokuzumi assinou um convênio chamado Provab (Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica), ainda em janeiro. “Essa parceria nos ajudou muito, pois já temos médicos chegando na cidade. Então essa iniciativa é uma forma positiva que o município encontrou para atrair profissionais”.

Problemas
A secretária de Saúde explicou na coletiva que assumiu o Pronto Atendimento de Palmeiras com uma ambulância parada na porta e sem médico para atender. “Ainda temos algumas dificuldades na unidade, mas durante a semana já colocamos médico clínico geral e pediatra para atender, o que é um grande avanço. Revertermos uma situação bastante complicada”.

De acordo com Valéria, a abertura da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da unidade II da Santa Casa, para atender convênios e particulares, também foi um grade avanço. “Abrimos uma UTI com apenas 15 dias de trabalho. Um benefício de grande importância para população. Não teve um único dia que ela não teve 80% de ocupação. Isso significa a necessidade que existia por este tipo de serviço.”

Segundo Valéria, a situação do Pronto Socorro Infantil também era grave. “Estava totalmente deteriorado, não tinha uma copa para as mães fazer a higienização das mamadeiras, problemas que já vinham se arrastando há dois anos. Desde que assumimos já fizemos a pintura do local, providenciamos a troca do piso, a copa para as mães. Estamos trabalhando muito”.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário