sábado, 9 de março de 2013

Suzano não registra casos de meningite


Suzano não registra casos de meningite

Após a imprensa regional divulgar alguns casos de meningite em cidades vizinhas a Suzano, muitos munícipes ligaram para a Secretaria de Saúde para saber sobre a doença. A diretora de Vigilância Epidemiológica, Marisa Araújo Gabira Perez, informou que neste ano não foi registrado nenhum caso da doença no município e a Secretaria de Saúde está totalmente apta a dar todo o suporte se aparecer algum caso.

Marisa ressalta ainda que a proteção contra a doença pode ser feita através da vacina, que é fornecida pelo serviço público para crianças de até 2 anos. Acima dessa idade a proteção pode ser feita em clínicas particulares de vacinação. “O Ministério da Saúde priorizou essa idade, por ser a faixa etária de risco e tem uma sensibilidade maior a doença, mas aconselhamos todas as pessoas a tomarem a vacina, pois é importante”, ressaltou a diretora.
 
Sintomas
Febre, dor de cabeça intensa, vômito, rigidez na nuca (dificuldade de dobrar o pescoço) e manchas avermelhadas na pele são os sintomas da meningite. Em crianças com menos de um ano de idade, os sinais podem não ser tão evidentes. Se apresentar choro inconsolável e deixar de mamar, a diretora orienta os pais a encaminhá-lo, imediatamente, a um hospital.
 
A meningite
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana a gravidade dos casos.
De acordo com especialistas, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.


Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário