segunda-feira, 11 de março de 2013

Prefeito afasta servidores envolvidos em suposta fraude e abre processo disciplinar



Prefeito afasta servidores envolvidos em suposta fraude e abre processo disciplinar

Decisão foi tomada nesta segunda-feira (11 de março) pelo prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), e divulgada durante coletiva de Imprensa concedida agora a tarde;municipalidade encaminhou denúncia ao Ministério Público (MP) e solicitou que Poder Legislativo ferrazense abra uma Comissão Especial de Inquérito (CEI)


O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), determinou nesta segunda-feira (11 de março) o afastamento de cinco servidores supostamente envolvidos na fraude do ponto digital eletrônico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) administrado pelo município. Na manhã de ontem (10 de março), uma médica lotada no sistema foi flagrada validando a presença de outros profissionais com dedos confeccionados em silicone. O chefe do Poder Executivo também apresentou denúncia ao Ministério Público sobre o caso e solicitou que a Câmara de Ferraz instaure uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as supostas irregularidades.

Durante coletiva de Imprensa realizada na tarde de hoje em seu gabinete, Filló ainda adiantou que determinou a criação de uma Comissão de Processo Administrativo Disciplinar para apurar a fraude. A suspeita é que, com o esquema, a médica Thauane Nunes Ferreira atribuía presença para seus colegas sem que eles estivessem de fato cumprindo expediente no Samu. A jovem de 28 anos foi surpreendida neste domingo por guardas da Guarda Civil Municipal (GCM) no momento em que validava os pontos. Com ela, foram aprendidos seis dedos de silicione, além de três comprovantes de presença - dos médicos Rodrigo Gil de Castro Jorge, Felipe de Moraes e Aline Monteiro Cury.

Aline, segundo registros do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Ferraz, é filha do também médico Jorge Luiz Cury, coordenador do Samu da cidade e quem Thauane responsabilizou pelo esquema durante conversa que teve com representantes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana ao ser surpreendida próxima ao ponto digital. Logo após o flagrante, a médica foi conduzida para a Delegacia Central de Ferraz, onde foi autuada por volta das 11 horas pelo delegado plantonista Dimas Rodaski Leão e liberada apenas à noite, por meio de um Habeas Corpus, concedido pelo Poder Judiciário de Mogi das Cruzes.

Em coletiva concedida hoje por volta das 14 horas, Filló deixou claro que “não vai tolerar tal prática”. Tanto que ordenou de forma imediata o afastamento do coordenador do Samu, de Thauane e dos outros três médicos supostamente envolvidos no esquema. Com a Comissão de Processo Administrativo Disciplinar, o prefeito tucano quer a “apuração total dos fatos, para que as providências cabíveis sejam adotadas, doa a quem doer”.

O gestor, inclusive, não descarta a exoneração dos funcionários, caso seja provado que eles fraudavam presença e recebiam do município sem prestar serviço no Samu:

“A comissão terá 60 dias para checar tudo, ponto a ponto. Vamos chegar aos envolvidos e eles serão punidos no rigor da lei. Por enquanto, nos cabem as sanções administrativas, que recai no afastamento dos suspeitos até que as investigações cheguem ao fim. Esse esquema me deixa profundamente triste, decepcionado. Mexeram, afinal, com uma das partes mais sensíveis de nossa administração, a Saúde. Mexeram com um atendimento de primeira necessidade. Isso, agora, é caso de polícia. A Polícia Civil vai investigar e vamos chegar aos responsáveis”.

O chefe do Poder Executivo ferrazense também disse que apresentou hoje denúncia ao Ministério Público sobre o caso e que a Câmara de Ferraz já se comprometeu a apurar as supostas irregularidades por meio de uma CEI:

“Precisamos dar um basta na corrupção em nossa cidade. Não vou permitir que isso ocorra. Deixo claro, no entanto, que o afastamento dos médicos supostamente envolvidos não acarretou danos ao Samu. O serviço foi realizado nesta segunda-feira normalmente”, observou o prefeito. Atualmente, o sistema conta com 15 médicos e cinco enfermeiros. O salário base da primeira função é de R$ 5.771,29 e da segundo, R$ 2.404,69. 

De acordo com Filló, a operação que flagrou Thauane ontem foi realizada com sua anuência, por conta de uma denúncia sobre funcionalismo fantasma no Samu que chegou até ele há aproximadamente dez dias. A ação foi coordenada pelo secretário municipal de Segurança, o bacharel em Direito e policial civil Carlos César Alves, que também falou aos jornalistas nesta tarde ao lado dos secretários de Governo, o advogado Adair Loredo, e de Saúde, Juracy Ferreira da Silva.

Secom Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário