quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Primeira-dama recebe visita de especialista na área social


Primeira-dama recebe visita de
especialista na área social

Com passagem pelo Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Congresso Nacional, Prefeitura e Câmara de São Paulo e fundações, a psicóloga Francisca Henrique de Oliveira compartilhou com Viviane Vieira dos Santos informações sobre projetos que a cidade pode desenvolver em parceria com as esferas estadual e federal em prol do cidadão
 menos favorecido



A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos, Viviane Vieira dos Santos, esteve reunida nesta quarta-feira (27 de fevereiro) com a psicóloga Francisca Henrique de Oliveira, que tem ampla bagagem na área Social. A especialista veio até a cidade para compartilhar com a primeira-dama informações sobre projetos que a cidade pode desenvolver em parceria com as esferas estadual e federal em prol do cidadão menos favorecido.

Francisca, popularmente conhecida como Fran, esteve em Ferraz na tarde de hoje a convite do advogado João Roque, chefe de gabinete do prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, para discutir assuntos relacionados aos trabalhos do Fundo Social de Solidariedade do município. Na ocasião, a psicóloga expôs para Viviane que as ações da municipalidade na assistência não devem ficar, tão somente, vinculadas à entrega de gêneros, como cestas-básicas, fraldas e cobertores. 

No encontro, que também contou com a participação da secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, a educadora Denise de Oliveira Andrade, Fran sugeriu que Viviane empreenda um trabalho próximo à primeira-dama do Governo do Estado de São Paulo, Lú Alckmin, ao passo em que tem, ainda, a possibilidade de manter parcerias frutíferas com as demais secretarias da gestão do governador Geraldo Alckmin na esfera estadual, bem como com a União, por meio dos ministérios:

“Nessas esferas, há projetos e verbas interessantes e viáveis. A Viviane tem compromisso com a cidade onde mora e cria seus filhos. Além disso, tem ligação com os problemas sociais do município. Apesar de Ferraz não ter um histórico incisivo quanto à atuação do Fundo Social, Viviane pode dar início a um projeto sério. Temos, assim, a vontade política do prefeito aliada à disponibilidade da primeira-dama em fazer a diferença, não apenas como assistencialismo, mas, principalmente, como promoção humana”, complementou Fran, que tem passagem pelo Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Congresso Nacional, Prefeitura e Câmara de São Paulo e fundações.

Durante a reunião que durou cerca de uma hora e meia, a psicóloga falou sobre a importância da realização de campanhas, como a que tem por objetivo a arrecadação de agasalhos, e de se investir em projetos que incrementem o orçamento doméstico, como a escola de corte e costura e padarias comunitárias. Fran ainda valorizou a realização de oficinas esportivas ao ar livre. Para ela, o trabalho feito com a comunidade alcança toda uma família e faz com que certos dons sejam descobertos e aproveitados profissionalmente.

Para Viviane, a reunião foi extremamente produtiva, já que pôde, na oportunidade, dilatar sua visão quanto aos projetos que o Fundo Social de Ferraz pode colocar em prática, não deixando-se “engessar” no formato assistencialista:

“A batalha é longa e árdua, mas possível. Há caminhos para realizarmos no município um trabalho que possa fazer a diferença, principalmente no cuidado com as crianças e os jovens. Temos de atender toda a família, mas esse público é fundamental, já que representam o futuro e o adulto de amanhã. Entendo que algumas mudanças são culturais e comportamentais, pois muitos ficam acostumados a apenas receber o auxílio emergencial, mas não são incentivados a produzirem, a enxergarem seus potenciais. Vamos mudar isso”, considerou Viviane.

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário