terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

“ProJovem” oferece mil vagas para cursos profissionalizantes




“ProJovem” oferece mil vagas
para cursos profissionalizantes

Programa subsidiado pelos governos federal e municipal tem 425 vagas para Administração, 225 para Telemática e 350 para Turismo e Hotelaria; gratuitas, aulas serão oferecidas três vezes por semana, durante seis meses, para jovens de 18 a 29 anos em situação de desemprego


Até o dia 15 de março, cidadãos de Ferraz de Vasconcelos poderão se inscrever para participar dos três cursos profissionalizantes oferecidos pelo “ProJovem”. Subsidiado pelos governos federal e municipal, o programa está com mil vagas em aberto. As aulas, que terão início em março, serão ministradas três vezes por semana, gratuitamente, durante seis meses. Os alunos receberão lanche, bolsa-auxílio, apostila e certificado de conclusão.

A operação do “ProJovem” em Ferraz fica a cargo da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, que tem à frente a educadora Denise de Oliveira Andrade, e de uma entidade sem fins lucrativos. As inscrições para as mil vagas disponibilizadas pelo programa do Ministério do Trabalho começaram a ser firmadas hoje (18 de fevereiro).

São três os locais para o cadastro: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) “Sylvia da Silveira de Martini” (rua Stella Mazzucca, 415, Jardim Santa Margarida), Ginásio Municipal de Esportes “Marcílio Guerra” (rua Jácomo Zanchetta, centro) e Centro de Integração e Cidadania (CIC) – rua Américo Trufelli, 60, Parque São Francisco.

As inscrições, que também são gratuitas, estão sendo feitas de segunda a sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. As oportunidades são voltadas para quem esteja desempregado, tenha entre 18 e 29 anos, e esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental ou o ensino médio. O candidato deve estar munido no ato da inscrição de uma foto 3x4, do número do PIS e de cópias do RG, do CPF e de um comprovante de endereço.

Para o curso de Administração há 425 vagas. Telemática (Informática e Telemarketing) conta com 225 vagas e Turismo e Hotelaria, 350. As aulas terão início no dia 18 de março e serão ministradas em três polos na cidade (ainda a serem definidos), três vezes por semana, totalizando 15 horas/aula semanais.

Durante o aprendizado, os alunos receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 100, lanche, material apostilado e camiseta de identificação do curso. Os jovens que morarem distante dos locais onde as aulas forem ministradas poderão ser contemplados com ajuda de custo para o transporte. Ao final da capacitação, que tem duração de seis meses, há emissão de certificado.

Para o prefeito de Ferraz, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, colocar o “ProJovem” em prática é de extrema importância, já que o programa possibilita que o aluno seja capacitado tecnicamente, conquiste uma profissão e, muitas vezes, rápida colocação profissional:

“Quando o curso está prestes a ser finalizado, cerca de 30% dos jovens formados já são encaminhados ao mercado de trabalho. Isso é uma das possibilidades que oferece esse convênio entre a União e a municipalidade”, completa o prefeito.

Câmara 

A viabilização do projeto de capacitação técnica em Ferraz também conta com o apoio do Poder Legislativo da cidade. O vereador Clenilson de Lima Dias (PSDB), o Quequê, esteve na manhã desta segunda-feira visitando alguns locais de inscrição do “ProJovem” ao lado da secretária de Desenvolvimento Social, Denise Andrade.

O tucano, que teve a educação técnica como plataforma de sua campanha, defende que, além de oferecer aulas de qualidade para os jovens sem ônus, “o programa abre portas, integra o cidadão na sociedade e estrutura a base familiar”:

“É, sem dúvida, um primeiro e importante passo. Dar oportunidade para que o cidadão seja capacitado e tenha emprego reduz as chances de o mesmo se entregar à marginalidade”, considera o parlamentar.

Secom/Ferraz de Vasconcelos


Um comentário:

  1. Olá gisele, meu nome é Eduardo e gostaria se fosse possivél publicar a lista de instrutores/cursos aprovados para o projovem.

    ResponderExcluir