Filló se reúne com diretoria e mães da Apae
Durante encontro realizado na manhã desta quinta-feira (7 de fevereiro), prefeito de Ferraz de Vasconcelos e seu vice compartilharam a vontade da municipalidade de ajudar a entidade a melhorar e a ampliar seu atendimento; discussões terão continuidade amanhã (8 de fevereiro), no Paço Municipal
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, esteve na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade na manhã de hoje (7 de fevereiro) para conversar com a diretoria da entidade e com as mães que têm os filhos assistidos no local. O chefe do Poder Executivo ferrazense garantiu que, apesar da grave situação financeira em que se encontra a municipalidade, não vai medir esforços para encontrar soluções viáveis para as deficiências da instituição. Uma nova reunião, inclusive, foi marcada para amanhã (8 de fevereiro), no Paço Municipal (avenida Rui Barbosa, 295, Vila Romanópolis), às 10h30.
O encontro com a linha de frente da Apae aconteceu por volta das 10 horas desta quinta-feira, na sede (rua das Margaridas, 232, Vila Santa Margarida). Ao lado de seu vice-prefeito, José Izidro Neto (PMDB), o Filló foi recebido pela presidente da instituição, Vilma Aparecida Cano, pela diretora-geral, Ninfa Botelho dos Santos, e por aproximadamente 20 mães de alunos. A reunião ainda foi acompanhada pelo tesoureiro da associação, Roberto Silvino, e pelo conselheiro fiscal Maurílio Corrêa Sales.
Na oportunidade, a diretoria-executiva da Apae falou sobre a preocupação de não contar com o número ideal de professores para o início do ano letivo, previsto para o próximo dia 14 (quinta-feira). O déficit seria de 10 educadores, sendo dois para lecionar Educação Física. As reservas da entidade, no entanto, não dão conta, hoje, de lotar dois professores.
Por sua vez, Filló esclareceu que, por lei, profissionais da Educação estatutários devem atuar na rede municipal, não podendo ser deslocados para outras funções e outras unidades de ensino. Contudo, comprometeu-se a encontrar uma solução viável para solucionar a deficiência da unidade, que atualmente atende 67 excepcionais.
Uma das mães presentes na reunião, Josefa Xavier Matos, ainda relatou que a Apae de Ferraz não necessita, tão somente, de melhorias na Educação, mas, também, na Saúde, pois os que frequentam a unidade pedem cuidados especiais na área. Ela também falou sobre a Política de Proteção dos Direitos de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, sancionada recentemente pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), e que, em sua opinião, poderá ser validada com sucesso no município comandado por Filló.
Popularmente conhecido como lei Berenice Piana, em homenagem à autora, mãe de um excepcional, o texto prevê a participação da sociedade em todas as etapas das políticas voltadas ao autista - da implantação ao controle da execução das ações e desde que de forma intersetorial, contemplando várias searas, como saúde, educação, moradia, previdência e assistência social.
Para discutir essa matéria e outras questões que correspondem a melhorias diretas na Apae de Ferraz, Filló agendou uma segunda reunião com a mães da instituição e sua diretoria para amanhã. O encontro será realizado às 10h30, no gabinete do prefeito. O chefe do Poder Executivo ferrazense, inclusive, adiantou que vão participar das discussões os secretários de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, de Saúde, Juracy Ferreira da Silva (PMDB), e de Assuntos Jurídicos, Shirley Roberta Oliveira Mariano.
Secom/Ferraz de Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário