sábado, 16 de fevereiro de 2013

Defesa Civil de Ferraz é oficializada



Defesa Civil de Ferraz é oficializada

Subordinado à Secretaria Municipal de Segurança e coordenado pela Guarda Civil Municipal (GCM), sistema terá como finalidade planejar e promover a defesa permanente da cidade contra desastres naturais, como deslizamentos, enchente, vendavais, desabamentos, tremor de terra e tempestades com queda de granizo



Agora é oficial. O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos (Simpdec) foi instituído na cidade. A lei que torna a equipe uma realidade foi sancionada pelo prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, há poucos dias. Subordinado à Secretaria Municipal de Segurança, o sistema será coordenado pela Guarda Civil Municipal (GCM). A previsão é que o grupo, que será presidido pelo próprio chefe do Poder Executivo ferrazense, conte, ainda, com o apoio de outras dez secretarias municipais.

De acordo com a lei aprovada pela Câmara de vereadores de Ferraz e sancionada pela municipalidade no último dia 29, o Simpdec tem como finalidade planejar e promover a defesa permanente da cidade contra desastres naturais, como deslizamentos, enchente, vendavais, desabamentos, tremor de terra e tempestades com queda de granizo:

“A Defesa Civil tem papel importante na prevenção de ocorrência de possíveis catástrofes. Além disso, o grupo minimiza danos, socorre e assiste populações afetadas. O grupo ainda tem a incumbência de reabilitar e recuperar os cenários dos desastres”, esclarece o bacharel em Direito e policial civil Carlos César Alves, secretário de Segurança de Ferraz e responsável pelo Simpdec.

A Defesa Civil municipal será constituída por representantes dos órgãos da administração pública ferrazense que realizam ações ligadas às áreas de segurança, social, saúde, educação, transportes, habitação, infraestrutura, obras, ordenamento e controle do solo, governo, finanças, meio ambiente, água e saneamento básico, e recursos humanos.

O departamento na cidade também será formado por membros de órgãos estaduais e federais com sede em Ferraz e que integram os sistemas estadual e federal da Defesa Civil, pelas entidades privadas e pela comunidade que, de forma voluntária, integre o Simpdec, sob a coordenação da Defesa Civil Municipal:

“A cidade de Ferraz, infelizmente, tem várias áreas de risco devido às ocupações irregulares e invasões que administrações anteriores deixaram ocorrer nos limites do município. Esse foi um dos principais motivos que nos levou a criar oficialmente a Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos, que, até então, funcionava sob a supervisão da pasta de Serviços Urbanos. Temos de ter uma equipe específica, maior e melhor preparada. Estamos trabalhando, seguramente, a prevenção e nos adiantando para atendermos situações graves que possam acontecer”, destaca Filló.


Estrutura

O Simpdec terá como sede física a Secretaria de Segurança de Ferraz, localizada no número 43 da rua das Américas, na Vila Correia. Haverá uma seleção dentro da própria municipalidade para a formação da equipe de rua. Serão aproximadamente 30 membros, entre engenheiros ambientais e civis, além de arquitetos, técnicos em diversas áreas e profissionais da Frente de Trabalho. Já quanto aos novos materiais que devem ser adquiridos para a utilização do sistema, o mesmo deve ocorrer por meio de convênio firmado entre o município e a esfera federal.

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário