sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Campanha Antirrábica começa na próxima semana em Suzano


Campanha Antirrábica começa na próxima semana em Suzano

Está tudo pronto para o início da Campanha Antirrábica que começa no próximo dia 1° e vai até o dia 28 de março. A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar postos volantes que vão percorrer toda a cidade com a estimativa de imunizar cerca de 30 mil animais, entre cães e gatos, contra a raiva. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 4147-8705.

O diretor de Vigilância em Saúde, Carlos Ferreira de Aguiar, ressalta que a cidade ficou dois anos sem a realização da campanha e por isso é muito importante a população levar os animais para serem imunizados. “As vacinas não são distribuídas, pois elas devem ser aplicadas da maneira correta, para garantir sua qualidade”, reforça o diretor. Cães bravos devem ser levados com focinheira e guia curta. Cachorros de grande porte devem ser conduzidos por adultos.

Doença
A raiva é causada por um vírus (Rhabdovírus), que se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com saliva de animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário