segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Defesa Civil prepara equipe para defender a população

Defesa Civil prepara equipe para defender a população 

Carioca de São João do Meriti, ele morou 15 anos na Rocinha antes de fixar residência no bairro do Colorado, em Suzano, onde está há 28 anos. Pastor evangélico, já escreveu seis livros e prepara outro. Dá para imaginar sua profissão. Mas a imaginação, muitas vezes, não passa disso: de imaginação. Quem, por exemplo, imaginou qualquer outra profissão para Roberval Lopes de Miranda, 50 anos de idade, que não seja a de bombeiro, errou longe. São 30 anos trabalhando nessa área. 

A experiência, Roberval levou para o trabalho que tem desenvolvido na atual administração, do prefeito Paulo Tokuzumi. “O prefeito e seu secretário de Segurança Civil e Social, Luis Higashi, me convidaram para assumir a Diretoria da Defesa Civil e aceitei o desafio”, disse, que no sábado (16) realizou treinamento aquático com sua equipe nas piscinas do Corpo de Bombeiros da cidade. 

“Eu preciso saber das condições físicas e das habilidades de cada da equipe na água”, justificou o diretor fazendo referências às últimas enchentes ocorridas em São Paulo, onde, segundo observou ele, os funcionários da Defesa Civil tiveram de usar da habilidade e da condição física para cumprirem sua tarefa. 

Roberval comentou sobre a disposição da sua equipe, de oito pessoas, que tem treinado depois do expediente de trabalho. “Durante o dia, e mesmo à noite, somos acionados para os mais diferentes casos. Por exemplo, vistoria de residências, desbarrancamento de áreas, quedas de árvores ou de galhos, e até de brigas de vizinhos, porque um joga terra no terreno do outro”. 

Feito a vistoria e atendidos os pedidos da população, tudo é comunicado às Secretarias responsáveis pela solução ou medida a serem tomadas: “Mas, ainda assim, todo o acompanhamento é feito por nossa equipe”, acentua Roberval, que tem duas visões sobre a rotina diária da Defesa Civil: “Uma, atender a população; outra, cuidar da formação da equipe. E é o que estamos fazendo em Suzano, por determinação do prefeito Paulo Tokuzumi e com orientação do secretário Higashi, e com o apoio e a colaboração do Corpo de Bombeiros da nossa cidade”. 

A experiência de Roberval nessa área da segurança civil é bem anterior ao trabalho que ele desenvolve agora, na Prefeitura: “Trabalhamos na formação de equipes para a Defesa Civil há muitos anos, como voluntário. No Colorado, montamos o Esquadrão da Vida, e estamos pensando em preparar núcleos em regiões diferentes de Suzano. Para isso, vamos conversar com os responsáveis de outras Secretarias, entre as quais a de Educação, principalmente, para promover cursos e palestras nas escolas e, posteriormente, também nas Igrejas, com jovens e adultos”. 

Roberval, sempre citando a preocupação do prefeito Paulo Tokuzumi e do secretário Higashi em relação à formação de quadros de profissionais com competência para a Defesa Civil, diz que é preciso voltar a atenção “essa coisa de enchentes, deslizamento de áreas de riscos porque, mesmo se tratando de situações previsíveis, parece haver outro problema: o despreparo do pessoal. Por isso estamos treinando nossa equipe, com teoria e prática, para que não sejamos surpreendido pelas dificuldades sempre encontradas nos momentos de dificuldades”, completou. 

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário