Com R$ 2,6 milhões do PAC,
ginásio será construído no CDHU
Com direito a ginásio poliesportivo e uma quadra externa para a prática de várias modalidades, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Ferraz de Vasconcelos terá área construída de 2.750 metros quadrados
Os moradores do Conjunto de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), localizado no Parque São Francisco, em Ferraz de Vasconcelos, serão beneficiados com a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). O projeto foi apresentado pela administração municipal na tarde desta quinta-feira (21 de fevereiro) ao Ministério do Esporte e será custeado com verba proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Em contrapartida, o governo de Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, vai oferecer a área onde será alicerçado o equipamento.
Com direito a ginásio poliesportivo e uma quadra externa para a prática de várias modalidades, o CIE de Ferraz terá área construída de 2.750 metros quadrados, num terreno de 3,5 mil metros quadrados. De acordo com o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, o educador físico e empresário Antônio Marcos Atanázio, serão investidos R$ 2,6 milhões do PAC 2, do Governo Federal, no projeto, que ainda não tem data definida para ser iniciado:
“O ginásio poliesportivo do CDHU é o primeiro dos seis projetos que a nossa pasta elaborou por determinação do prefeito de Ferraz para a obtenção de recursos. Esses valores devem ser utilizados na construção de novos espaços e praças esportivas na cidade. Temos certeza que o município e o Esporte vão ganhar, e muito, com equipamentos de qualidade”, destaca.
Segundo o gestor, ainda serão apresentados mais cinco projetos ao Ministério do Esporte dentro das próximas semanas, visando à reforma e ampliação do Ginásio Municipal “Marcílio Guerra” e do Complexo Esportivo da Vila Olímpica, e a reforma de 17 quadras esportivas localizadas na periferia de Ferraz:
“Pretendemos, também, por meio de convênios, construir uma pista de atletismo, arquibancadas e vestiários no Campo do Bahia, do Jardim Castelo. Já no campo do Jardim São João, queremos construir arquibancadas, vestiários e salas para a administração”, reforça.
O Complexo Poliesportivo do CDHU terá um ginásio com arquibancada para 195 pessoas sentadas, área de apoio com salas administrativas, para professores e técnicos, além de vestiários com chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitários públicos. O projeto contempla, também, uma quadra descoberta na parte externa do complexo.
No CIE serão desenvolvidas as modalidades olímpicas de esgrima, ginástica rítmica, ginástica trampolim, badminton, levantamento de peso, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, vôlei de praia, basquete, boxe, ginástica artística, handebol, judô e demais artes marciais. Já para os esportes paraolímpicos, o local estará preparado para a esgrima em cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball.
Critérios
Para que Ferraz pudesse participar do PAC 2, por meio do Ministério do Esporte, foi necessário atender vários requisitos impostos pela União. Um dos critérios é a cidade ter mais de 100 mil habitantes (atualmente, é endereço de 185 mil), bem como estar localizada em região metropolitana e ter cadastro atualizado no Sistema de Convênios e Contratos de Repasse da Administração Pública Federal (Siconv). A contrapartida da prefeitura é doar uma área de 3,5 mil metros quadrados.
Secom/Ferraz de Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário