sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Inscrições para "Olimpíada Cultural" começam dia 1º



Inscrições para "Olimpíada Cultural" começam dia 1º
Alunos das redes municipal, estadual e particular de Ensino poderão concorrer nas modalidades Música, Prosa e Poesia, Dança e Teatro; objetivo é promover e desenvolver a Cultura em Ferraz de Vasconcelos



Com o objetivo de promover e desenvolver a Cultura em Ferraz de Vasconcelos, descobrir novos talentos e integrar os estudantes da cidade, o Poder Executivo ferrazense vai promover a “Olimpíada Cultural: Ferraz é Você”. Alunos das redes municipal, estadual e particular de Ensino poderão participar da iniciativa em quatro modalidades. A premiação será oferecida para os candidatos à artista, bem como para as instituições educacionais que representam. As inscrições estarão abertas a partir de 1º de março (sexta-feira).

Segundo o secretário municipal da Cultura e Turismo, Edson Pascotto, o projeto também visa à disseminação, a socialização e a construção cultural entre os participantes, que devem estar cursando o ensino fundamental II e o ensino médio. Os interessados poderão se inscrever nas categorias Música, Prosa e Poesia, Dança (estilos técnicos Clássico, Jazz, Contemporâneo, Estilo Livre, Dança Populares e Dança de Rua, podendo ser Conjunto, Trio, Duo, Pas Deux e Solo) e Teatro.

As inscrições serão aceitas entre 1º e 30 de março. Os alunos que desejarem participar devem acessar o site www.culturaferraz.com.br e preencher o cadastro. Na plataforma on-line, também estará disponível o regulamento. A adesão é gratuita e a participação, aberta a todos os que desejarem revelar seus dons artísticos. Não é necessário, assim, ter experiência. Mais informações poderão ser obtidas na secretaria dos colégios.

A expectativa da comissão organizadora é atingir cerca de 50 mil estudantes de Ferraz com a realização da “Olimpíada Cultural”, que terá duas fases. A primeira será promovida nas instituições de ensino, internamente, com a produção de trabalhos interdisciplinares por parte dos alunos.

Nesta etapa, os competidores terão a oportunidade de mesclar as atividades do concurso com questões teóricas e práticas, envolvendo disciplinas como Língua Portuguesa, História e Educação Artística. As escolas ficarão responsáveis pelas eliminatórias. Os selecionados, então, passarão para a segunda fase, que vai abarcar competição (ainda sem local definidos) entre as equipes que tiverem vencido em suas respectivas instituições de ensino na primeira fase.

Além do enriquecimento cultural que o evento naturalmente propiciará aos participantes, por meio do vasto contato dos mesmos com a poesia, a interpretação, danças variadas, ritmos musicais e textos literários e da interação de todas as modalidades culturais que dão corpo ao projeto, a premiação da “Olimpíada Cultural” também é atrativa.

O vencedor da categoria Música, por exemplo, será contemplado com uma viagem. O vice-campeão vai faturar um ultrabook e o terceiro colocado levará para casa um tablet. 

Para Pascotto, a “Olimpíada Cultural” tem predicados suficientes para se tornar um celeiro de talentos no município:

“Com essa ação, vamos incentivar as crianças e os jovens ferrazenses a se interessar pela Cultura. Acredito, ainda, que vamos descobrir grandes talentos dentro das escolas, mas que, até então, não tiveram incentivo necessário para compartilhar seus potenciais. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, faremos um grande evento, que marcará a história cultural de Ferraz de Vasconcelos”, torce o gestor.

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário