sábado, 9 de fevereiro de 2013

Dr. Mamoru Nakashima declara Estado de Emergência financeira e administrativa


Dr. Mamoru Nakashima declara Estado de Emergência financeira e administrativa



Nesta sexta-feira dia 8 de fevereiro, o prefeito municipal de Itaquaquecetuba Mamoru Nakashima publicou decreto que estabelece “Estado de Emergência Financeira e Administrativa no âmbito da Administração Pública” pelo prazo de sessenta dias, podendo ser prorrogado até noventa dias, para que assim restabeleça o equilíbrio financeiro e o respeito aos princípios e normas que regem a administração da cidade.
De acordo com o Decreto Municipal de número 6870/13, o Poder Executivo fica autorizado a lançar mão da legislação vigente para que possa atender às necessidades da situação declarada, dentro dos limites de competência da prefeitura. Por força do decreto, a administração poderá realizar contratações temporárias específicas exclusivamente nas áreas da Educação e Saúde para que não sejam paralisados os serviços essenciais.
Outro ponto que o Decreto destaca é que a administração poderá detectar formas e alternativas para possibilitar o equilíbrio financeiro e administrativo, priorizando as dívidas referentes ao funcionalismo público e adotando medidas de racionamento e contenção de despesas até que seja elaborado um plano de reestruturação das finanças públicas municipais.
Situação financeira do município
O saldo de recursos próprios do município foi de R$ 478.527,30, sendo insuficiente para quitar a folha de pagamento do mês de dezembro, bem como as demais despesas. E o débito apurado até o momento é de aproximadamente R$ 140.000.000,00, com restos a pagar e alguns até mesmo sem empenho. Tudo isso causado pelo inchaço na folha de pagamento, exonerações e demissões de cargos comissionados principalmente na área da saúde.
O prefeito Mamoru Nakashima entende que a cidade “não pode ficar paralisada por conta dos restos administrativos. Precisamos de um tempo para refazer parte dos cofres municipais e ir em frente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário