sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ferraz vai sediar “Campeonato Paulista de Taekwondo”




Ferraz vai sediar “Campeonato
Paulista de Taekwondo”
Uma das quatro etapas da competição será realizada no município no mês de abril; o aquecimento começa neste domingo (24 de fevereiro), na área externa do Centro de Convenções, com um treino aberto que será promovido pela prefeitura em parceria com academias da cidade



Ferraz de Vasconcelos vai sediar uma das quatro etapas do “Campeonato Paulista de Taekwondo”, que será realizado pela Federação Paulista da modalidade entre os meses de março e agosto de 2013. A competição na cidade está agendada para acontecer em abril. Mesmo faltando dois meses para a disputa, o município já começa a se aquecer. Na manhã deste domingo (24 de fevereiro), a prefeitura e academias da cidade vão promover um treino aberto, na área externa do Centro de Convenções (Praça dos Trabalhadores). O evento é gratuito e deve reunir mais de 200 atletas.

As demonstrações de taekwondo em Ferraz vão ocorrer das 8 horas ao meio-dia, ao ar livre. Da cidade, vão participar cinco academias, Fusion, Apolo – Organização Não Governamental (ONG) CCEFC, Associação Chanfé, Flash Tiger e o Programa Mais Educação da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos. Também vão participar três academias de Guaianazes, uma do Brás e uma de Itaquera. Equipes dos município do Alto Tietê também foram convidadas.

A organização do treino livre é de responsabilidade da administração municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, e dos mestres Sérgio José Dias, 48 anos, e Alexandre Dias, 45, e do professor William Estevão, 37. São esperados 200 atletas, entre 5 e 70 anos, e de várias graduações, incluindo mestres. Aberto ao público, o encontro tem como objetivo divulgar o taekwondo em Ferraz, não apenas como uma modalidade esportiva, mas, principalmente, como uma arte marcial repleta de significados:

“O taekwondo não é apenas uma atividade física. Preservamos sua filosofia. Há integridade, cordialidade, cortesia e respeito ao próximo como princípios básicos. É a essência de vários valores em seu estado mais puro. Trabalhamos o corpo e a mente, bem como o espírito. É importante frisar, inclusive, que o evento de domingo servirá para desmistificar o fato de que esse esporte é elitizado, ou que apenas orientais podem praticá-lo. Ele é democrático e transformador”, valida o mestre Sérgio Dias.

Para o diretor-técnico de Esporte da Prefeitura de Ferraz, o educador físico Flávio Henrique da Silva, a expectativa para o treino aberto é das melhores, já que marca a retomada das atividades esportivas na cidade, após anos de problemas e de falta de incentivo e de sinergia entre o poder público e os atletas ferrazenses. O secretário municipal da pasta, Antônio Marcos Atanázio, faz coro com o colaborador:

“O Esporte em Ferraz não funcionava em sua totalidade e, quando passava a ser palco de alguma ação, voltava-se, tão somente, ao futebol. É necessário ampliar isso, dar valor para todas as modalidades. O taekwondo é uma delas. O encontro deste fim de semana, seguramente, é um aquecimento importante para nós, já que o município terá a honra de sediar uma das etapas do Campeonato Paulista”, acrescenta o gestor.

Sede

Recentemente, a Federação Paulista de Taekwondo deu um posicionamento positivo ao pedido da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Ferraz quanto à possibilidade de a cidade ser sede de uma das quatro etapas do “Campeonato Paulista”, que ocorre entre março e agosto deste ano. A competição vai ocorrer também em Valinhos, Osasco e São José dos Campos. Em Ferraz, o torneio será realizado em abril, no Ginásio Municipal “Professor Adão Dias dos Santos”, na Vila Olímpica.


Secom/Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário