Filló quer ajudar “Bombeiro Mirim”
Durante reunião que teve com responsáveis pelo projeto em Ferraz de Vasconcelos na manhã desta quinta-feira (7 de fevereiro), prefeito garantiu que vai estudar uma maneira de contribuir com o desenvolvimento da ação, que atende gratuitamente 73 alunos, de 7 a 17 anos
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (7 de fevereiro) os responsáveis pelo “Bombeiro Mirim”, projeto que visa ensinar gratuitamente crianças e jovens a agirem adequadamente em situações de emergência, ao passo em que oferece a este público noções de civismo, de responsabilidade e de ética. Durante o encontro, o chefe do Poder Executivo ferrazense garantiu que vai estudar formas de contribuir com a iniciativa, que também faz encaminhamento dos adolescentes com mais de 15 anos para o mercado de trabalho.
Além do coordenador do “Bombeiro Mirim”, o tenente Paulo Roberto Germano Sousa, também participou da reunião de hoje com Filló a coordenadora-administrativa da ação, Heloiza da Silva Santana Amaral, o coordenador-geral, Oséas Francisco Xavier, além de três jovens atendidos pelo projeto. Sousa explicou que, atualmente, 73 alunos, entre 7 e 17 anos, frequentam o programa. As aulas acontecem todos os sábados, no Centro de Integração da Cidadania (CIC), localizado no número 60 da rua Américo Trufelli, no Parque São Francisco.
No curso, oferecido gratuitamente, são passadas às crianças e aos jovens em situação de risco social orientações de como devem agir em situações de perigo. Segundo os idealizadores do projeto, durante o tempo em que estão em aula, os alunos não ficam à mercê nas ruas e, quando voltam para casa, se portam como agentes multiplicadores das responsabilidades que aprendem a ter, sobretudo como cidadãos:
“Nosso objetivo é tirar crianças e adolescentes de situações pouco recomendáveis. Eles ficam, assim, longe da marginalização e passam a ter acesso a novas oportunidades de aprendizagem e de civismo. Ética, compromisso e responsabilidade sempre são debatidos. O mais bacana é saber que, além de estarmos formando jovens mais conscientes de seus espaços na comunidade, estamos ajudando na estruturação e no sustento de suas famílias”, complementou Sousa.
Heloiza complementou dizendo ao prefeito de Ferraz que, após um determinado nível de aprendizagem e de treinamento, os adolescentes a partir dos 15 anos são encaminhados ao mercado de trabalho assistido na condição de aprendizes, o que tem auxiliado no incremento de seus orçamentos domésticos.
A ideia dos responsáveis pelo “Bombeiro Mirim” é ampliar o atendimento e buscar parcerias que possam auxiliar no custeio do transporte e do lanche oferecido aos alunos. Filló não economizou elogios à iniciativa e garantiu que em seu governo os idealizadores poderão contar com o apoio da municipalidade. Contudo, disse que vai estudar a melhor forma de contribuir:
“Tirar o jovem da rua e lhe dar oportunidade de aprender e de trabalhar de forma assistida é fantástico. Vamos ver uma maneira de ajudar o projeto a crescer, assim, será possível atender ainda mais crianças e adolescentes”.
Secom/Ferraz de Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário