quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Merendeiras de Ferraz passam por capacitação




Merendeiras de Ferraz passam por capacitação

Um total de 243 servidoras receberam orientações técnicas sobre higiene na manipulação e no preparo das refeições oferecidas na rede, bem como sobre o armazenamento devido dos gêneros e o não desperdício; iniciativa traz chancela da Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu na tarde desta quarta-feira (13 de fevereiro) uma capacitação com as mais de 200 merendeiras que atuam na rede municipal de Ensino. O intuito do encontro, realizado na unidade I da Educação Integral e Formação Pedagógica (Ediforp) foi transmitir às profissionais orientações técnicas sobre higiene na manipulação e no preparo da merenda oferecida na rede, bem como sobre o armazenamento devido dos gêneros e o não desperdício.

Os trabalhos tiveram início às 14 horas e foram coordenados pela secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal. Participaram 243 servidoras responsáveis pelas refeições oferecidas em 22 creches, em 29 escolas municipais, nas 17 estaduais da cidade, bem como nos Centros da Juventudade, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e nos Ediforps I e II. O prefeito de Ferraz, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, esteve presente no encontro, que terminou por volta das 17 horas: 

“Quando o assunto é manipulação de alimentos, todo o cuidado deve ser tomado por parte dos profissionais que atuam no segmento. É preciso que seja evitado qualquer tipo de contaminação. A refeição precisa chegar com qualidade para o aluno, ideal para o consumo. Para tanto, é preciso escolher bem os ingredientes, mas, também, redobrar a atenção no preparo. Precisamos, ainda, evitar o desperdício. Sei que temos na municipalidade um time de primeira, merendas comprometidas e que fazem o melhor”, elogiou o chefe do Poder Executivo ferrazense.

A palestra sobre o preparo ideal da merenda foi ministrada pelas nutricionistas Ubirajara Tocuichi Nakazawa e Elisabete Gonçalves Cabrera. Durante a apresentação, as especialistas falaram sobre a importância de se manipular e armazenar corretamente as refeições servidas aos alunos de Ferraz. A finalidade, segundo as profissionais, é evitar contaminações, otimizar o preparo e evitar desperdício, lançando mão da utilização racional dos alimentos.

Ainda durante a exposição, a coordenadora do Centro de Distribuição de Alimentação Escolar (Cedae), Said Nair Benute, explicou sobre a necessidade das merendeiras que trabalham diretamente com a merenda sustentarem boa conduta no trato com alunos, professores e demais servidores. A profissional também falou sobre o cuidado que deve ser tomado com os mantimentos que entram e saem todos os dias do Cedae rumo às escolas.

Para Cervan, o evento atingiu seu objetivo: 

“Esse tipo de iniciativa é muito importante para que as merendeiras da rede tomem ciência do quanto é necessário ter cuidados na manipulação e no preparo dos alimentos. Temos ótimas profissionais trabalhando nas escolas. Portanto, tenho certeza que as orientações passadas hoje são de grande valia e agregaram, e muito, o conhecimento delas. Nossas crianças merecem toda nossa atenção, inclusive quando o assunto é alimentação”, valida.

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário