terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Hospital Regional e Saúde de Ferraz acertam atendimento em conjunto


Hospital Regional e Saúde de Ferraz
acertam atendimento em conjunto

O objetivo da “sinergia” é melhorar o atendimento básico destinado à população ferrazense; pacientes de casos de baixa complexidade que procurarem a unidade hospitalar serão encaminhados à rede básica, para que o Regional priorize casos de alta complexidade

       

O secretário da Saúde de Ferraz de Vasconcelos, Juracy Ferreira da Silva, e a diretora-técnica do Hospital Regional “Doutor Osíres Florindo Coelho”, a médica Magali Proença, se reuniram no final da manhã desta terça-feira (26 de fevereiro), para discutirem a adoção de um sistema de trabalho em conjunto entre as duas instituições de Saúde. O objetivo da “sinergia” é melhorar o atendimento básico destinado à população ferrazense. Ficou acertado, também, durante o encontro, que uma reunião será realizada mensalmente para a avaliação da qualidade da prestação dos serviços na rede pública de Saúde.

Na opinião de Ferreira, ocorreram duas mudanças significativas na área da Saúde em Ferraz. Com a posse do prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, uma nova política de gestão foi implantada no município na rede básica, com direito, inclusive, à valorização dos profissionais que atuam no setor. Além disso, recentemente, por influência direta do chefe do Poder Executivo ferrazense, o governador do Estado de São Paulo (PSDB), Geraldo Alckmin, determinou a mudança da diretoria do Regional:

“Essas intervenções facilitaram ainda mais a nossa aproximação com a unidade hospitalar, além de ter nos dado a oportunidade de discutir a adoção no município de um trabalho conjunto para beneficiar os pacientes que dependem do atendimento público de Saúde. Precisamos, agora, criar uma sinergia, para que os casos de baixa complexidade sejam tratados na rede básica, que é de responsabilidade da Prefeitura de Ferraz, deixando, assim, que o hospital cuide dos casos de alta complexidade”, esclarece o secretário.

Com a fusão no atendimento médico entre o Regional, que é administrado pelo governo do Estado, e a municipalidade, os pacientes que procurarem por especialidades que não estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ferraz serão encaminhados ao ambulatório do hospital. Por outro lado, os serviços de menor complexidade procurados na unidade hospitalar serão direcionados aos postos de saúde da cidade: 

“O Regional é referência estadual em várias especialidades e tem condições de dar suporte à rede municipal. O que ocorreu, de fato, foi um distanciamento brutal nos últimos oito anos entre o hospital e a Secretaria Municipal da Saúde. Isso causou um transtorno incalculável para a população”, compara Ferreira.

Segundo o secretário da Saúde ferrazense e Magali, o objetivo principal do trabalho que será implementado dentro das próximas semanas é melhorar o atendimento nas UBSs e aliviar a demanda de pacientes no pronto-socorro do Regional:

“A reunião de hoje foi extremamente produtiva. A doutora Magali conhece a realidade do município. Tenho certeza que, daqui para frente, os serviços da Saúde em Ferraz estarão integrados. A rede municipal e o Hospital Regional serão parceiros. Tanto que uma reunião será realizada mensalmente para a avaliação da qualidade da prestação dos serviços na rede pública de Saúde”, valida Ferreira.

Além do secretário municipal de Saúde e da diretora-técnica do hospital, as médicas Evelise Glodeno, coordenadora-técnica do Regional, e Tânia Porfírio, secretária-adjunta da Saúde, bem como Paulo da Cruz, coordenador da Vigilância Sanitária, participaram do encontro.


Secom/Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário