sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ferraz intensifica vacinação contra hepatite B



Ferraz intensifica vacinação contra hepatite B

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade participam da ação, que é gratuita e voltada para quem tem entre 15 e 29 anos; Causada por vírus, bactérias, álcool, drogas ou medicamentos, a doença provoca inflamação no fígado e pode levar à morte



Em resposta à solicitação feita recentemente pela Secretaria de Estado da Saúde no combate à Hepatite B, Ferraz de Vasconcelos optou por intensificar a vacinação contra a doença. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade participam da ação, voltada para quem tem entre 15 e 29 anos. Causada por vírus, bactérias, álcool, drogas ou o uso abusivo de medicamentos, a enfermidade provoca inflamação no fígado, comprometendo o funcionamento normal do órgão, e pode, em fase mais aguda, levar seu portador à morte.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Giselda Athiê, todos os dias os postos da cidade oferecem a imunização contra a hepatite B para toda a população, gratuitamente. Contudo, a municipalidade reforçou seu estoque para incrementar essa vacinação especificamente a pedido da esfera estadual, que pretende imunizar em todo o Estado mais de 5,8 milhões de paulistas.

Para que a imunização contra a hepatite B ocorra por completo, é necessário que o cidadão tome três doses da vacina. A segunda é aplicada após 30 dias da primeira. Já entre a segunda e a terceira, o intervalo de aplicação é de 90 dias. Todas as 13 UBSs de Ferraz estão com estoque suficiente para atender a demanda. Os interessados devem procurar o serviço em seu bairro, de segunda a sexta-feira, entre 8 horas e 16h30.

O público-alvo para a imunização contra a hepatite B abarca homens e mulheres que tenham entre 15 e 29 anos. Ao procurar o posto de saúde, o cidadão deve estar munido da carteira de vacinação para a devida atualização. Por outro lado, Giselda esclarece que, mesmo quem não tem o documento tem direito à aplicação, normalmente:

“Aqueles que perderam a caderneta de vacinação, por exemplo, ou que não tenham a mesma por outros motivos devem procurar o posto de saúde mais próximo. Na unidade, o cidadão será beneficiado com uma nova carteira e vai receber a dose da vacina. Também no posto de saúde municipal, é possível obter informações sobre como submeter-se ao teste que indica a presença ou não da hepatite B”, complementa. 

A doença

Segundo a Cartilha da Secretaria de Estado da Saúde e da Educação, a hepatite B compromete o fígado, provocando a inflamação do órgão. Vírus, bactérias, drogas, álcool e o uso prolongado de alguns medicamentos estão associados ao aparecimento da doença. A enfermidade é detectada nas formas aguda e crônica e pode levar à morte.

Na forma aguda, o vírus dura no máximo seis meses no organismo. A partir disso, ela é considerada crônica e pode causar cirrose e até mesmo câncer de fígado nos adultos. Os sintomas não são facilmente percebidos e podem demorar anos para se manifestar. Na sua versão mais adiantada, os sinais são ascite (barriga d’água), inchaço e confusão mental.

Considerada também uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), a hepatite B pode ser contraída por meio de relação sexual sem o uso de preservativo e sangue contaminado. Entre os cuidados para não adquirir a enfermidade, estão o uso de camisinha e a imunização. É necessário, ainda, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear, escova de dentes e material de manicure e pedicure.

É providencial, também, não pegar emprestado equipamentos para o uso de drogas, confecção de tatuagens e colocação de piercings. Pelo acesso facilitado a material com sangue, profissionais que atuam na área da Saúde devem redobrar os cuidados para não contrair hepatite B.

Secom/Ferraz de vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário