quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Campanha Antirrábica começa nesta sexta-feira em Suzano


Campanha Antirrábica começa nesta sexta-feira em Suzano

A população pediu e Suzano, após dois anos, vai retomar a Campanha Antirrábica. A ação começa nesta sexta-feira (1) nos bairros Parque Maria Helena, Vila Maluf, Rio Abaixo, Maria de Maggi e Sesc e segue até o próximo dia 28 de março passando por todas as regiões do município. A expectativa é de imunizar aproximadamente 30 mil animais e para cumprir esta meta, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar postos volantes. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo telefone 4741-8705. 

O diretor de Vigilância em Saúde, Carlos Ferreira de Aguiar, disse que fazer a campanha neste ano é uma questão prioritária, já que a cidade ficou dois anos sem a realização. “Estamos organizando, decidindo datas e os locais, pois queremos que a vacinação atinja todos os bairros de Suzano”, ressaltou.

O objetivo dos profissionais envolvidos é realizar uma campanha forte e efetiva para visar à prevenção da doença e de proteção da população animal. “Será muito importante que os donos de cães e gatos levem seus animais de estimação para tomarem a vacina, para que não tenhamos caso de doenças nem por parte dos animais e nem mesmo por parte da população suzanense”, acrescentou Aguiar. 

Técnicos da Secretaria de Saúde explicaram que como raiva é uma doença que não tem cura e não tem tratamento, é muito importante se manter a população de cães e gatos imunizados. Controlando a raiva nos animais, a pasta evita que o ser humano fique doente. 

A raiva é causada por um vírus (Rhabdovírus), que se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com saliva de animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato. 

Secoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário