sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Suzano tem potencial para o turismo


Suzano tem potencial para o turismo

“Não acreditaram, até o momento, no potencial turístico de Suzano. Mas queremos, com o aval do nosso prefeito Paulo Tokuzumi, mostrar que isso é possível”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Rogério Simões, que abriu ontem evento que reuniu empresários das áreas do comércio, indústria e agricultura, além de representantes de entidades e de vereadores. 

“Tem gente importante, hoje, aqui. São autoridades de todos os setores produtivos e representativos de nossa cidade, e isso fortalece o movimento que estamos começando para dar uma nova cara à cidade, como quer o prefeito, em se tratando de iniciativas para gerar renda e mais oportunidades de empregos na cidade”, completou Simões.

Depois da projeção de um vídeo produzido por alunos da Faculdade de Turismo da Anhembi/Morumbi, o diretor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura, Cláudio Rocha, com base no que foi mostrado, relacionou o que pode ser explorado na cidade, começando pelas represas, e citou o agro-negócio, também as atividades culturais, templos religiosos e festas populares, como a que vai acontecer de 3 a 10 de março, da Dália, e ele fez referência ao Dia Mundial da Água, 22 de março. “A água da nossa região é tida como de melhor qualidade de todo o Estado de São Paulo, e precisamos explorar isso, economicamente, e isso pode ser incluído num calendário turístico”.

Aproveitando a deixa, Cláudio Rocha disse que é preciso pensar num calendário turístico para Suzano: “Quem mora em Suzano não sabe o que acontece na cidade, e nem sabe dos eventos ou das atrações turísticas que temos. Por exemplo: quantos, aqui, sabem da existência de uma reserva ecológica Miraporanga”. 

Também aproveitando a oportunidade de falar, um empresário presente a reunião disse que tem uma chácara onde promove eventos, mas que é difícil o acesso ao local, e que não existe incentivos por parte da Prefeitura. Outro empresário reclamou do Terminal Rodoviário “Vereador Diniz José dos Santos”, dizendo que o local precisa ser reformado, porque “quem chega à cidade, passando por lá, tem uma má impressão da cidade”.

Simões se apressou a corrigir o verbo: “Não tinha incentivo; agora, sim, vai ter”. Segundo ele, “faltam projetos, parcerias” e “é preciso buscar alternativas”, e “tudo isso está sendo estudado” por sua Secretaria, e “todos vocês vão ser convidados a participar dos nossos projetos, que já chegam a 21, no total, para opinar, fazer sugestões”.

O próprio secretário contou sobre uma alternativa que ocorreu naturalmente na cidade e que poucas pessoas conhecem. “Pela Estrada dos Fernandes, na casa Branca, passam muitos motoqueiros, que paravam num barzinho, que logo cresceu, se transformou em restaurante e hoje já tem outro, bem em frente, e ali se aglomeram muitos motoqueiros nos finais de semana, e poucos sabem disso, que pode ser explorado como uma atração turística. Mas, para que isso seja possível, é preciso infra-estrutura, e isso exige parceria da iniciativa privada”, concluiu Simões.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário